Mundo

Ataque no Afeganistão mata 5 talebans e um soldado da Otan

Ataque contra uma base militar na província de Kandahar deixou cinco talebans e um soldado da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) mortos


	Soldados da Isaf patrulham área no sul do Afeganistão: está em andamento no Afeganistão o processo de retirada das tropas internacionais
 (John D McHugh/AFP)

Soldados da Isaf patrulham área no sul do Afeganistão: está em andamento no Afeganistão o processo de retirada das tropas internacionais (John D McHugh/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 08h44.

Cabul - Um ataque contra uma base militar na província de Kandahar deixou cinco talebans e um soldado da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) mortos, informaram à Agência Efe fontes oficiais e da Aliança Atlântica.

O ataque à base militar da Isaf, situada no distrito de Zhri, começou com a detonação na entrada do local de um carro carregado de explosivos por parte de um suicida, e prosseguiu com a tentativa de outros quatro talebans de invadir a instalação.

"Posso confirmar que morreram um soldado da Isaf e todos os insurgentes", afirmou uma porta-voz da Otan, Latondra Kinley.

O porta-voz do governo provincial, Javid Faisal, informou que cinco insurgentes participaram da ofensiva e assegurou que todos morreram.

Os ataques suicidas e coordenados aumentaram sua frequência nas últimas semanas com atentados como o perpetrado na sexta-feira contra um restaurante frequentado por estrangeiros em Cabul, no qual 21 pessoas morreram.

Treze das vítimas eram estrangeiros, entre os quais se encontravam três membros da ONU -um russo, um americano e um paquistanês-, dois libaneses -um deles o representante do FMI no país, Wabel Abdullah-, dois americanos, dois britânicos, um malaio, uma dinamarquesa e dois canadenses.

Está em andamento no Afeganistão o processo de retirada das tropas internacionais, que deve terminar em dezembro se forem cumpridos os prazos previstos, processo que não freou a violência no país.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaIslamismoOtanTalibã

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua