(Twitter/Reprodução)
Gilson Garrett Jr
Publicado em 11 de abril de 2021 às 11h21.
Última atualização em 11 de abril de 2021 às 11h23.
Além de ser astronauta, o japonês Soichi Noguchi é um fotógrafo que faz uma série de imagens de tudo o que ele vê da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). São fotos impressionantes com um olhar que poucas pessoas tiveram o privilégio de ter durante a história da humanidade.
Em suas mais recentes postagens em seu perfil no Twitter, ele registrou a Lua, o oceano Pacífico, e até o lançamento do foguete cápsula Soyuz MS-18, transportando dois cosmonautas russos e um astronauta norte-americano, na última sexta-feira, 9. Os três ficarão em uma missão de seis meses.
Soichi Noguchi está no espaço desde o dia 15 de novembro, quando participou da segunda missão da empresa de Elon Musk, a Space X, rumo à ISS. Com a chegada dos três novos "hóspedes", a ISS agora conta com dez pessoas. A viagem é uma homenagem aos 60 anos do envio do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin, cujo voo foi realizado no dia 12 de abril de 1961.
#Alaska #Andreanof islands, north Pacific 北太平洋、#アラスカ から連なるアンドレアノフ諸島 pic.twitter.com/UXiV0gJKX6
— NOGUCHI, Soichi 野口 聡一(公式) (@Astro_Soichi) April 10, 2021
#Soyuz MC18 launched, and we @Space_Station watched! #ソユーズ 打ち上げの瞬間を #宇宙ステーション から捉えました! pic.twitter.com/BIGCx9YK1Y
— NOGUCHI, Soichi 野口 聡一(公式) (@Astro_Soichi) April 9, 2021
春うららの西日本。二本のカナダアーム、ドラゴン、そして #きぼう も写っています。West #Japan, two #Canada arms, #SpaceX dragon, and Japanese #Kibo module in view. pic.twitter.com/7j189WpJ6y
— NOGUCHI, Soichi 野口 聡一(公式) (@Astro_Soichi) April 9, 2021
#Aso #Japan #熊本県、そして迫力満点の #阿蘇山 pic.twitter.com/FC34j1pbBX
— NOGUCHI, Soichi 野口 聡一(公式) (@Astro_Soichi) April 10, 2021
#Vancouver, #BC #カナダ の西の玄関口、#バンクーバー pic.twitter.com/lj7ozHS86y
— NOGUCHI, Soichi 野口 聡一(公式) (@Astro_Soichi) April 9, 2021
As celebrações da dos 61 anos da missão de Gagarin não escondem as dificuldades do setor espacial russo. Embora tenha grande experiência e material confiável, como o lendário Soyuz, que data da época soviética, a Rússia tem dificuldades para inovar e registrou vários problemas técnicos em missões recentes, assim como problemas de financiamento e corrupção.
A Rússia concentra suas ambições em novos sistemas de armamento. No ano passado, o país perdeu o monopólio das viagens para a ISS e agora compete com a SpaceX, a empresa de Elon Musk. Uma nova realidade que pode reduzir a receita da Roscosmos - agência espacial russa -, que até agora faturava milhões de dólares da NASA por cada missão à ISS. A próxima missão da SpaceX com destino à ISS decolará em 22 de abril da Flórida.
(Com AFP)