Mundo

Assange defende saída do Reino Unido da União Europeia

O ativista australiano afirmou em entrevista que o Reino Unido utiliza a União Europeia para encobrir sua próprias decisões políticas


	Assange: "O Reino Unido é mau para a União Europeia, mas a União Europeia também é má para o Reino Unido"
 (John Stillwell/AFP)

Assange: "O Reino Unido é mau para a União Europeia, mas a União Europeia também é má para o Reino Unido" (John Stillwell/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2016 às 10h59.

Londres -- O fundador do Wikileaks, Julian Assange, demonstrou apoio à saída do Reino Unido da zona do euro, conhecida como "bretix", ao considerar que a União Europeia (UE) serve para "encobrir" as decisões políticas do governo britânico.

"Há algo que experimentei pessoalmente, que é ver como este governo, o governo do (primeiro-ministro) David Cameron, utiliza repetidamente a União Europeia para encobrir sua próprias decisões políticas", argumentou Assange em uma entrevista à rede "ITV".

"O Reino Unido é mau para a União Europeia, mas a União Europeia também é má para o Reino Unido, porque permite que exista uma falta de responsabilidade democrática neste país", afirmou.

O ativista australiano está há cerca de quatro anos fechado na embaixada do Equador em Londres para evitar ser extraditado à Suécia, onde é reivindicado para prestar depoimento sobre um suposto crime sexual do qual não foi acusado formalmente.

Faltando pouco mais de uma semana para o referendo no qual os britânicos decidirão se querem manter os laços entre Londres e Bruxelas, Assange sustentou que sucessivos governos britânicos se defenderam na legislação europeia para não prestar contas com os cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJulian AssangePaíses ricosPersonalidadesReino UnidoUnião EuropeiaWikiLeaks

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA