Mundo

Assad culpa Ocidente por crise de refugiados

Países que incluem os Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita querem a saída do presidente do poder e tem apoiado a oposição durante a guerra civil


	O presidente sírio Bashar al-Assad: ele negou acusações ocidentais de que as ações de seu governo na guerra aumentaram a disseminação de tais grupos
 (AFP)

O presidente sírio Bashar al-Assad: ele negou acusações ocidentais de que as ações de seu governo na guerra aumentaram a disseminação de tais grupos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 11h14.

Beirute - O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, culpou o apoio ocidental a "terroristas" pela crise de refugiados na Europa, à medida que pessoas fogem da guerra civil síria em direção à União Europeia.

Eu seu primeiro comentário público sobre a migração em massa, transmitido nesta quarta-feira, Assad disse que a Europa pode esperar por mais refugiados.

Países que incluem os Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita querem a saída de Assad do poder e tem apoiado a oposição durante a guerra civil que já dura quatro anos, além de apoiarem alguns dos grupos oposicionistas armados.

Assad disse que o apoio turco foi crucial para o crescimento de dois dos maiores grupos insurgentes na Síria, o Estado Islâmico e a Frente Nusra, ligada à Al Qaeda. O presidente também disse que bombardeios aéreos da aliança liderada pelos EUA falhou em conter o Estado Islâmico. A Turquia nega a acusação.

O presidente sírio negou acusações ocidentais de que as ações de seu governo na guerra aumentaram a disseminação de tais grupos.

"Enquanto seguirem esta propaganda, eles serão mais refugiados", disse Assad em entrevista à mídia russa. "Se você está preocupado com eles, pare de apoiar terroristas".

O governo sírio descreve todos os grupos armados no conflito como terroristas. Os insurgentes na Síria variam de extremistas islâmicos, com o Estado Islâmico, a nacionalistas, visto como moderados pelo ocidente.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosGuerrasSíriaBashar al-Assad

Mais de Mundo

G7 discute liberar reservas de petróleo para conter alta nos preços

Irã nomeia Mojtaba Khamenei como sucessor após morte de Ali Khamenei

Israel amplia ofensiva em Beirute e diz ter atingido chefes iranianos

Guerra no Irã causa interrupções na oferta de petróleo em países do Oriente Médio