Mundo

As imagens do desfile militar que parou a Coreia do Norte

No dia do aniversário de 105 anos de seu fundador, regime norte-coreano mostrou ao mundo as suas capacidades militares. Clima na península é de tensão

Desfile militar em razão dos 105 anos do fundador da Coreia do Norte (Damir Sagolj/Reuters)

Desfile militar em razão dos 105 anos do fundador da Coreia do Norte (Damir Sagolj/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de abril de 2017 às 06h00.

Última atualização em 19 de abril de 2017 às 06h00.

São Paulo – A última semana foi de comemoração em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, em razão do aniversário de 105 anos de Kim Il-Song, que fundou o país em 1948. Como forma de celebrar o nascimento do seu fundador, o regime de Kim Jong-un realizou um desfile militar, no qual exibiu seus mísseis balísticos intercontinentais, tanques e soldados.

A agência Reuters estava na Coreia do Norte no dia do evento e seu fotógrafo registrou os detalhes de sua demonstração de capacidades militares. Embora as imagens da comemoração mostrem um clima de tranquilidade, o país enxerga como perigoso o momento que está enfrentando e crê estar próximo da “guerra total” com os Estados Unidos.

Há alguns meses o país protagoniza uma grave crise diplomática com a comunidade internacional em razão dos testes nucleares que vem conduzindo. Mesmo sofrendo com advertências e sanções pelo Conselho de Segurança da ONU, o regime norte-coreano parece determinado a seguir em frente com o seu programa.

No último final de semana, inclusive, analistas suspeitavam que o regime tentaria realizar uma nova demonstração de suas capacidades nucleares justamente para marcar a celebração. O teste de lançamento de um novo míssil, no entanto, falhou.

A tensão na península da Coreia está alta. Desde o bombardeio americano na Síria há alguns dias, o governo dos EUA vem alertando o regime liderado por Kim Jong-un para que cesse todo e qualquer tipo de teste nuclear e chegou a enviar um grupo aeronaval para a região. Pyongyang reagiu prontamente e disse estar pronta para reagir a qualquer hostilidade.

Em 2016, quando o regime conduziu um teste poderoso, que causou um tremor sentido na Coreia do Sul e agravou a tensão na região, EXAME.com produziu o vídeo abaixo que mostra alguns detalhes sobre o epísódio. Veja.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unTestes nucleares

Mais de Mundo

Biden sanciona lei para aumentar benefícios do Seguro Social nos EUA

Aliado de Maduro é confirmado como presidente do Parlamento na Venezuela

Agência de Energia Atômica detecta fortes explosões perto da usina de Zaporizhzhya, na Ucrânia

Decisão de Biden sobre Nippon Steel impacta relações entre EUA e Japão