As 10 mulheres mais poderosas da política mundial
Foi divulgada nesta terça-feira a lista das cem mulheres mais poderosas do planeta, segundo análise da revista Forbes. Veja aqui quem são elas
Gabriela Ruic
Publicado em 26 de maio de 2015 às 15h33.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h42.
São Paulo – Foi divulgada nesta terça-feira a lista das 100 mulheres mais poderosas do planeta, segundo análise da revista Forbes. Para tanto, a publicação explicou ter levado em conta fatores como o patrimônio das escolhidas, a atenção que recebem da mídia, o quão influentes são em suas áreas de atuação e também o tamanho do impacto de suas ações para o mundo. A lista geral conta com 100 nomes que incluem celebridades, empresárias e ativistas. Nesta galeria, EXAME.com reuniu aquelas consideradas pela Forbes como as mais influentes do mundo no contexto da política internacional. Confira nas imagens.
A chanceler alemã é a primeira colocada não apenas na lista das mulheres mais poderosas da política mundial, mas também é a mais poderosa da lista geral. E a revista Forbes não é a única que acha isso: em abril, Angela Merkel também foi mencionada como uma das pessoas mais influentes do planeta pela revista Time.
A segunda mulher considerada pela Forbes entre as mais poderosas na política e também na lista geral é a atual candidata ao posto de presidente dos Estados Unidos e ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Assim como Angela Merkel, Hillary também foi eleita uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time.
A presidente do Brasil Dilma Rousseff ficou na terceira colocação entre as mulheres mais poderosas da política mundial. Na lista geral, a atual líder brasileira ficou na sétima colocação.
A primeira dama dos Estados Unidos também é parte da lista das mulheres mais poderosas do mundo e está em quarto na categoria política e em décimo na lista geral.
Presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye ficou no quinto lugar quando o assunto é o mundo da política e em 11º na lista geral das mulheres mais poderosas. Na lista da Time, divulgada em abril, a presidente também foi listada entre as pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Angela Merkel e Hillary Clinton.
A presidente da Argentina foi eleita na sexta posição entre as mulheres mais poderosas da política e está na 16ª colocação na lista geral avaliada pela Forbes.
Michelle Bachelet, presidente do Chile, ficou na sétima posição entre as mais poderosas da política e 27ª colocação na lista geral.
Ela é a primeira secretaria de Justiça negra dos Estados Unidos e tomou posse do cargo de chefe do Departamento de Justiça do país há poucas semanas. Para a Forbes, ela pode ser considerada a oitava mulher mais poderosa do mundo político e a 34ª da lista geral.
Chefe da diplomacia da União Europeia, a italiana Federica Mogherini é a nona mais poderosa da cena política internacional atual e 36ª da lista geral.
A política democrata americana Nancy Pelosi foi eleita pela Forbes como a 10ª mulher mais poderosa do planeta quando o assunto é política. Na lista geral de mais influentes, ela ficou no 38º lugar.
Mais lidas
Mais de Mundo
Trump diz que María Corina deve permanecer 'em segurança' após relatos de detenção na VenezuelaNúmero 2 do regime de Maduro nega detenção de María Corina: 'Invenção, mentira'Mais de 425 mil residências e empresas ficam sem luz devido a incêndios na CalifórniaSaiba quem é a líder da oposição venezuelana presa após liderar protesto contra posse de Maduro