Mundo

Artista transforma gato morto em helicóptero e gera polêmica

Após exposição em festival de arte, imagens do felino voador ganharam as redes e jornais internacionais, despertando a fúria de entidades de proteção animal

A PETA condenou o feito como “uma forma macabra de honrar um membro familiar amado” (Divulgação)

A PETA condenou o feito como “uma forma macabra de honrar um membro familiar amado” (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 19h08.

São Paulo – A perda de um bichinho de estimação certamente deixa saudade, a ponto de alguns donos mais apegados optarem pelo exótico processo de empalhamento animal, chamado também de taxidermia. Mas para o artista holandês Bart Jansen, isso não foi suficiente.

Além de empalhar o seu gato, que morreu atropelado por um carro, ele resolveu lhe dar asas mecânicas e fazê-lo voar como um helicóptero. O primeiro voo do bichano, chamado de Orville em homenagem ao famoso aviador Orville Wright, foi publicado no YouTube em março deste ano (veja abaixo), com direito a comentário do autor: Este é o primeiro teste do Orvillecopter, metade gato, metade máquina, que em breve voará com os pássaros. Oh, como ele amava os pássaros.

Mas foi só na semana passada - por ocasião de um festival de arte em Amsterdã, onde o gato voador foi apresentado - que  a empreitada controversa deu o que falar. As fotos ganharam as manchetes de jornais internacionais, se espalharam nas redes sociais e, inevitavelmente, acabaram por atrair críticas furiosas de entidades de proteção animal. Segundo a Spiegel Online, a organização de proteção aos animais PETA condenou o feito como uma forma macabra de honrar um membro familiar amado.

Na sexta-feira, ativistas de direitos animais anônimos escreveram "mate os assassinos de animais" e "vergonha" em grafite do lado do centro de convenções que recebeu o festival de arte, relata o periódico Brisbaine Times. Ainda de acordo com o jornal, o Partido para os Animais holandês anunciou que enviaria uma carta de reclamação para os organizadores do festival, bem como para o centro de convenções.

Na página do Youtube, o vídeo do "Orvillecopter", assistido mais de 1,7 milhões de vezes, coleciona reações tão fortes quanto antagônicas. "Eu acho que a pessoa no vídeo não amava o gato. Mas isso é apenas a minha visão, afinal os limites da moral são muito individuais...É injusto, estúpido e perturbador fazer algo estranho e completamente inútil com o corpo de um animal morto", diz o usuário jazztom86.

"Isso é incrível, o gato é um dos animais mais empalhados pelas pessoas durante séculos [...] a única diferença aí é que ele tem asas e um motor, o que na minha opinião é melhor do que colocar em uma prateleira para coletar poeira", defende HipDubHopStep. Outros, como JonVonBraun manifestam dúvida: "Não estou certo se é hilário ou aterrorizante..", diz.

Veja abaixo o vídeo do "Orvillecopter":

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AnimaisArteGatosMeio ambiente

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia