Mundo

Arquidiocese pagará US$ 10 milhões para compensar abusos

Informação divulgada recentemente revelou que Baker admitiu durante uma reunião com Mahony em 1986 ter abusado de dois irmãos durante quase sete anos


	O acordo coincide com o conclave em Roma para a escolha de um novo papa no qual participa o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony
 (Robyn Beck/AFP)

O acordo coincide com o conclave em Roma para a escolha de um novo papa no qual participa o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 21h47.

Washington - A arquidiocese de Los Angeles chegou nesta terça-feira a um acordo extrajudicial para compensar com quase US$ 10 milhões quatro vítimas de abusos sexuais, afirmaram os advogados de acusação à rede de televisão "CNN".

O acordo coincide com o conclave em Roma para a escolha de um novo papa no qual participa o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony.

Cerca de 10 mil católicos americanos apoiaram recentemente um pedido solicitando a abstenção de Mahony do conclave, perante as acusações que protegeu sacerdotes acusados de abusar de menores.

O ex-sacerdote Michael Baker vinculado ao caso resolvido hoje teria abusado dos então menores em várias ocasiões na década de 1970, disseram os advogados à "CNN".

Dois irmãos e outras duas pessoas não identificadas apresentaram o processo e os advogados e a congregação de Mahony conseguiram um acordo confidencial neste mês, declarou à "CNN" o advogado Vince Finaldi.

Informação divulgada recentemente revelou que Baker admitiu durante uma reunião com Mahony em 1986 ter abusado de dois irmãos durante quase sete anos.

O cardeal de Los Angeles solicitou que Baker se submetesse a tratamento psicológico e lhe permitiu posteriormente voltar a exercer o sacerdócio, quando reincidiu na pederastia.

Baker foi condenado em 2007 pelo abuso de um menor.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeIgreja CatólicaReligião

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame