Mundo

Arcelor e Mittal concordam com fusão

Negócio avaliado em US$ 33,6 bilhões cria a maior siderúrgica do mundo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Depois de resistir cinco meses, a diretoria da siderúrgica Arcelor, com sede em Luxemburgo, decidiu finalmente neste domingo aceitar a proposta de compra da Mittal Steel. Com a fusão das duas maiores siderúrgicas do mundo - em um negócio no valor de 33,6 bilhões de dólares - será criada uma gigante do setor, três vezes maior que sua rival mais próxima. A nova empresa, chamada Arcelor Mittal, terá produção anual de mais de 100 milhões de toneladas de aço.

A decisão foi tomada na noite de domingo, após uma longa reunião da diretoria da Arcelor, que aceitou a nova proposta da Mittal, de 40,4 euros por ação, valor 43% superior à oferta inicial, de janeiro. Antes de acietar a proposta da Mittal - pertencente ao bilionário indiano Lakshmi Mittal - a Arcelor chegou a anunciar algumas medidas defensivas, como a possibilidade de recompra de ações ou uma fusão com a rival russa Severstal. O acordo ainda deve ser aprovado pelos acionistas.

A Severstal afirmou na noite de domingo que estava surpresa por não ter sido convidada pela Arcelor para discutir uma nova proposta ou responder à oferta da Mittal. O grupo russo disse estar "reavaliando suas opções" depois de perder a batalha pela Arcelor, o que, segundo reportagem da BBC, pode significar a intenção de processar a Arcelor por quebra de contrato.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame