Mundo

Arábia Saudita fecha embaixada no Iêmen

Países como EUA, o Reino Unido e a França também fecharam suas respectivas legações e evacuaram seu pessoal diplomático pela iminência ataques terroristas


	Protestos no Iêmen: Arábia Saudita também suspende trabalhos de seus representantes diplomáticos devido à insegurança
 (Mohamed al-Sayaghi/Reuters)

Protestos no Iêmen: Arábia Saudita também suspende trabalhos de seus representantes diplomáticos devido à insegurança (Mohamed al-Sayaghi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2015 às 12h18.

Riad - A Arábia Saudita fechou sua embaixada em Sana nesta sexta-feira e evacuou todos os empregados da missão diplomática no Iêmen perante a deterioração da situação no país, informou o Ministério saudita de Relações Exteriores.

Em entrevista à agência oficial de notícias 'SPA', um funcionário do Ministério disse que a Arábia Saudita também suspendeu os trabalhos de seus representantes diplomáticos e explicou que estas decisões ocorrem devido à insegurança existente no Iêmen.

Os empregados evacuados já chegaram a Riad e estão 'sãos e salvos', segundo a agência.

A Arábia Saudita, monarquia sunita e importante parceiro de Sana, pediu durante os últimos meses aos rebeldes do movimento xiita dos houthis uma negociação com as autoridades iemenitas para pôr fim à atual crise política vivida no país.

Nos últimos dias, países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França fecharam suas respectivas legações e evacuaram seu pessoal diplomático perante a possibilidade de ataques terroristas e pela instabilidade.

O movimento dos houthis ocupou nos últimos meses edifícios governamentais e palácios presidenciais em Sana, ao mesmo tempo que estendeu seu controle a sete províncias iemenitas.

O líder dos xiitas, Abdul Malik al Houthi, anunciou na sexta-feira passada a dissolução do parlamento e a próxima formação de um Conselho Presidencial transitório para preencher o vazio deixado pelo presidente do país, Abdo Rabbo Mansour Hadi, que renunciou pelas pressões dos houthis. 

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaCrise políticaIêmen

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal