Arábia Saudita diz que Líbano declara guerra contra reino

Os atos de "agressão" do Hezbollah contra o reino "foram considerados atos de uma declaração de guerra contra a Arábia Saudita pelo Líbano"

Beirute - A Arábia Saudita informou nesta segunda-feira que o Líbano declarou guerra contra o país pelo que descreveu como agressão contra o reino pelo grupo xiita libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã.

O ministro saudita para questões do Golfo, Thamer al-Sabhan, disse em entrevista à Al-Arabiya TV que o governo libanês será "tratado como um governo declarando guerra à Arábia Saudita".

Sabhan afirmou que esta mensagem havia sido entregue ao político libanês aliado à Arábia Saudita Saad al-Hariri, que declarou sua renúncia como primeiro-ministro do país no sábado em transmissão da Arábia Saudita.

Os atos de "agressão" do Hezbollah contra o reino "foram considerados atos de uma declaração de guerra contra a Arábia Saudita pelo Líbano e pelo Partido Libanês do Diabo", acrescentou.

Hariri citou um esquema de assassinato contra ele em comunicado anunciando sua renúncia e realizou um ataque mordaz contra o Irã e o Hezbollah por semearem conflitos no mundo árabe.

A crise colocou o Líbano de volta ao front em uma disputa regional entre a Arábia Saudita e o Irã, que também se desenrolou na Síria, Iraque, Barein e Iêmen.

Não houve comentário imediato do governo libanês.

Anteriormente nesta segunda-feira, o presidente Michel Aoun, aliado político do Hezbollah, pediu unidade nacional após a renúncia de Hariri, que derrubou uma coalizão do governo que incluía o Hezbollah e que colocou o Líbano em crise política.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.