Mundo

Aquecimento global acelera emissões dos solos

São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature. Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de  mil pontos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature.

Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de  mil pontos ao redor do mundo.

De acordo com o estudo, no período de 1989 e 2008, a liberação de CO2 dos solos aumentou em cerca de 0,1% ao ano. Em 2008, o total global de emissões do solo atingiu a marca de 98 milhões de toneladas - o equivalente a dez vezes as emissões antrópicas anuais.

A explicação dos cientistas para o fenômeno está diretamente ligada ao aquecimento global. Para eles, as altas temperaturas do globo estariam influenciando o aumento das taxas de decomposição da matéria orgânica dos solos, responsáveis pelas emissões.

* com informações da Envolverde

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalCarbonoClimaEmissões de CO2

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame