Mundo

Após acidente, Senado discutirá base na Antártica

O acidente, que deixou praticamente destruída a estação, deixou dois militares mortos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 16h30.

São Paulo - O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), anunciou hoje que pretende realizar na próxima semana uma audiência pública para discutir com autoridades o incêndio que aconteceu no sábado na base da Antártica. O acidente, que deixou praticamente destruída a estação, deixou dois militares mortos.

Rollemberg pretende convidar os ministros da Defesa, Celso Amorim; e da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; o diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jefferson Simões, maior referência da ciência brasileira na Antártica, e pesquisadores envolvidos em estudos no continente.

O senador disse que o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga (PMDB-AM), já concordou em realizar o encontro entre os dois colegiados. A senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu ainda estender a reunião também para a comissão de Relações Exteriores, presidida por Fernando Collor (PTB-AL). Rollemberg ficou de consultá-lo.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, tudo indica que o acidente decorreu de uma fatalidade. Rollemberg admitiu ter havido uma diminuição de recursos no programa no último ano, mas negou qualquer relação entre isso e o incêndio. "O volume de recursos não guarda relação com o acidente", afirmou, ao ressaltar que o importante é manter a "regularidade" na distribuição dos recursos.

Contudo, o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que o incêndio revela "a falta de manutenção" e "o abandono do projeto de Antártica". "Os recursos são ínfimos para um projeto dessa importância", criticou o líder tucano. Além de concordar com a audiência pública, Álvaro Dias apresentará um requerimento para obter informações do governo sobre o funcionamento do programa. O senador tucano disse que ainda não há condições para se responsabilizar o governo "pontualmente" pelo acidente. "Seria uma irresponsabilidade nossa afirmar isso".

A intenção de Rodrigo Rollemberg é realizar o encontro na terça-feira da semana que vem, mas o dia certo da audiência dependerá da conversa com Collor e com a concordância das autoridades envolvidas. "Vamos buscar esclarecimentos sobre o acidente", afirmou o senador socialista.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilPolítica no Brasilseguranca-digitalSenado

Mais de Mundo

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia