Apagão atinge 47 milhões de pessoas na Argentina e no Uruguai
Falta de energia provocada por falha no sistema de interconexão chegou a atingir a totalidade dos países na manhã deste domingo
AFP
Publicado em 16 de junho de 2019 às 11h16.
Última atualização em 16 de junho de 2019 às 11h16.
A Argentina e o Uruguai são afetados por um grande apagão desde a manhã deste domingo (16), informaram autoridades e as empresas de distribuição de energia dos dois países.
"Às 07h07 o sistema argentino de interconexão (SADI) sofreu uma parada total que se traduziu num apagão maciço em todo o país e que também afetou o Uruguai", afirmou o secretário para a Energia da Argentina em um comunicado citado pela imprensa local.
"As causas estão sendo analisadas", acrescentou, apontando que o fornecimento de energia já começou a ser restabelecido em algumas regiões e que "o restabelecimento total pode levar várias horas".
Em Buenos Aires, as ruas estavam vazias, mesmo que alguns supermercados e lojas funcionavam graças a geradores.
No Uruguai, apenas alguns semáforos funcionavam em Montevidéu, onde a iluminação pública estava totalmente apagada.
Mais cedo, as companhias elétricas da Argentina e do Uruguai informaram o problema nas redes sociais.
"Um problema maciço no sistema de interconexão elétrica priva toda a Argentina e o Uruguai de energia", anunciou a Edesur Argentina.
"Devido a uma falha geral do sistema de interconexão, a Argentina e os países limítrofes estão sem eletricidade", escreveu pouco depois a Edenor na mesma rede social.
A uruguaia UTE tuitou que às "07H06 um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado, privando de serviço todo o território nacional, e várias províncias do país vizinho".
Um pouco mais de uma hora após o início do apagão, a UTE informou que "em várias cidades costeira o serviço de energia já foi restabelecido e os esforços continuam para restabelecer todo o serviço".
A Argentina, que possui 44 milhões de habitantes, e o Uruguai - 3,4 milhões - compartilham um sistema interconectado de energia elétrica centralizado na barragem binacional de Salto Grande, localizada 450 km ao norte de Buenos Aires e 500 km ao norte de Montevidéu.