Mundo

Ao menos 31 guerrilheiros das Farc são mortos na Colômbia

O presidente Santos escreveu em seu Twitter que se tratou de um 'grande golpe às Farc' em uma região onde o grupo insurgente matou 11 militares

Na terça-feira, em operações contra a organização insurgente na mesma região, morreram nas mãos das tropas três rebeldes e outros quatro foram presos (©AFP / luis robayo)

Na terça-feira, em operações contra a organização insurgente na mesma região, morreram nas mãos das tropas três rebeldes e outros quatro foram presos (©AFP / luis robayo)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2012 às 11h48.

Bogotá - Pelo menos 31 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreram e outros 3 foram capturados em uma operação das Forças Militares da Colômbia em Arauca, departamento que faz fronteira com a Venezuela, afirmaram nesta quarta-feira o presidente Juan Manuel Santos e a autoridade militar da região.

Em mensagem na sua conta no Twitter, Santos escreveu que se tratou de um 'grande golpe às Farc' em uma região onde o grupo insurgente matou 11 militares.

'São 24 mortos e 10 capturados. Felicitações a nossas forças', acrescentou o governante ao fazer referência ao saldo preliminar da operação militar, cujos resultados foram ampliados posteriormente pelo comandante da Oitava Divisão do Exército, o general Ernesto Maldonado.

O oficial destacou de sua sede em Yopal, a capital do Casanare, departamento vizinho ao de Arauca, que na ação, realizada na zona rural da localidade limítrofe de Arauquita, morreram 31 rebeldes e outros três foram capturados.

Os insurgentes faziam parte de uma comissão da 10ª frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), acrescentou Maldonado em declarações por telefone à rede 'Caracol Radio'.

A operação foi lançada no início desta quarta-feira, primeiro por aeronaves da Força Aérea Colombiana (FAC), que bombardearam os rebeldes, e depois por uma brigada móvel do Exército, que desembarcou de helicóptero, continuou o chefe militar.

Os guerrilheiros mortos 'são os que dirigiram e fizeram o assassinato dos soldados', disse o general se referindo à emboscada do sábado na qual as Farc mataram um suboficial e dez soldados.

Os soldados pertenciam a um batalhão de vigilância das infraestruturas energéticas e sofreram uma emboscada enquanto acampavam em Arauquita.

Na terça-feira, em operações contra a organização insurgente na mesma região, morreram nas mãos das tropas três rebeldes e outros quatro foram presos. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetColômbiaAmérica LatinaFarcTwitter

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump