Mundo

ANP vai vistoriar plataforma da Petrobras com risco de vazamento

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou hoje (10) que fará uma vistoria na plataforma P-33, da Petrobras, baseada na Bacia de Campos, litoral norte do estado. A ANP decidiu fazer a fiscalização depois de denúncias de que a plataforma tem problemas de infraestrutura e de segurança, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou hoje (10) que fará uma vistoria na plataforma P-33, da Petrobras, baseada na Bacia de Campos, litoral norte do estado.

A ANP decidiu fazer a fiscalização depois de denúncias de que a plataforma tem problemas de infraestrutura e de segurança, que podem colocar em risco os funcionários. A Marinha, que inspeciona a plataforma regularmente, fará uma nova visita à P-33 amanhã (11).

Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, os funcionários dizem que a P-33, que está operando há 11 anos, encontra-se em "estado precário, tanto na área de segurança do trabalho, quanto na higiene dos locais de trabalho e descanso". Ainda de acordo com nota do Sindicato, a P-33 está "avançando para o risco de um acidente fatal".

O sindicato afirma que um grande vazamento de gás atingiu a plataforma em maio deste ano. Em julho, houve uma explosão que não deixou feridos. Diante das denúncias dos funcionários, a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro fez uma vistoria na plataforma e constatou o risco de vazamento em filtros de óleo, que, segundo os fiscais, não possuem válvulas de segurança.

Os fiscais do trabalho decidiram, então, interditar alguns equipamentos da plataforma. No entanto, a Petrobras, que diz atender às normas do Ministério do Trabalho, conseguiu uma liminar na 2ª Vara do Trabalho de Macaé, para suspender a interdição imposta pelos fiscais.

Ainda segundo a estatal, a P-33 é inspecionada por profissionais habilitados e certificada anualmente desde 1999.

Veja mais da Petrobrás

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasFiscalizaçãoGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPoluiçãoQuímica e petroquímica

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia