Mundo

ANP: produção de petróleo no País recua 2,8% em julho

Segundo a ANP, houve aumento de quase 1% na produção de petróleo quando comparada ao mesmo mês em 2010 e redução de 2,8% em relação a junho

Na China, a Saipem fará a instalação de dois dutos e de um sistema de produção submarina (AFP)

Na China, a Saipem fará a instalação de dois dutos e de um sistema de produção submarina (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 18h11.

São Paulo - A produção de petróleo no Brasil em julho de 2011 foi de aproximadamente 2,077 milhões de barris por dia e 67 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, informou há pouco a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em seu Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural.

Segundo a ANP, houve aumento de quase 1% na produção de petróleo quando comparada ao mesmo mês em 2010 e redução de 2,8% em relação a junho. Já na produção de gás natural, houve crescimento de 7,2% sobre o mesmo mês de 2010 e redução de 0,6% na comparação com o mês anterior.

A redução na produção tanto de gás quanto de óleo foi motivada por paradas programadas para manutenção de plataformas nos campos de Marlim (P-20, P-35 e P-37), Parque das Baleias (FPSO Capixaba) e Albacora Leste (P-50). A restrição na produção de alguns poços no campo de Albacora Leste se deveu ao problema no sistema de compressão da plataforma P-50.

Dos 20 maiores campos produtores de petróleo, quatro são operados por empresas estrangeiras (Frade/Chevron, Ostra/Shell, Peregrino/Statoil e Polvo/BP Energy). Os três maiores campos terrestres produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Leste do Urucu, Rio do Urucu e Carmópolis, respectivamente. Em torno de 90,7% da produção de petróleo e gás foram produzidos em campos operados pela Petrobras.

No mês de julho de 2011, 303 concessões operadas por 25 empresas foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 79 são concessões marítimas e 224, terrestres. Das 303 concessões, oito se encontram em atividades exploratórias e produziram por meio de Testes de Longa Duração (TLD) e outras dez são de campos licitados contendo acumulações marginais. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo e o Rio Urucu, o maior produtor de gás natural. O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de 23,9º.


Ainda de acordo com o relatório da ANP, o campo de Lula figura pela terceira vez consecutiva como o poço com a maior produção de petróleo do País, atingindo a 28,1 mil barris por dia. O relatório destaca também que houve redução de 8,5% na queima de gás natural se comparada ao mesmo mês de 2010 e aumento de 15,8% em relação ao mês anterior. Os principais motivos para o aumento foram problemas no sistema de compressão no FPSO Capixaba, localizado no Parque das Baleias, e na P-50, localizada no campo de Albacora Leste. Do total de gás natural queimado, 76,1% são oriundos de campos na fase de produção e 23,9%, de TLDs da fase de exploração. Considerando apenas as concessões na fase de produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 94%.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleo

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil