Mundo

Americano decapitado tinha cidadania israelense

Jornalista norte-americano foi decapitado por militantes do Estado Islâmico


	Steven Sotloff: jornalista havia mantido seu judaísmo em segredo diante dos insurgentes islâmicos
 (Reprodução/YouTube)

Steven Sotloff: jornalista havia mantido seu judaísmo em segredo diante dos insurgentes islâmicos (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 09h39.

Priorizar nos meus resultados Google

Jerusalém - Steven Sotloff, jornalista norte-americano decapitado por militantes do Estado Islâmico, também possuía cidadania israelense, disse Israel nesta quarta-feira, após aparentemente ter retido essa informação na tentativa de evitar os riscos para o prisioneiro.

“Liberado para publicação: Steven Sotloff era cidadão de #Israel RIP (descanse em paz)”, disse pelo Twitter Paul Hirschson, um porta-voz do ministério de Relações Exteriores em Jerusalém.

O Estado Islâmico, um grupo insurgente ativo na Síria e no Iraque, publicou na terça-feira um vídeo da execução de Sotloff, definindo o ato como retaliação pelos ataques aéreos dos Estados Unidos.

O vídeo foi autenticado pela Casa Branca na quarta-feira. A morte de Sotloff recebeu ampla cobertura da imprensa israelense, que identificou o repórter de 31 anos como judeu e um ocasional colaborador, mas manteve a informação em sigilo desde que o Estado Islâmico anunciou que ele poderia ser morto, duas semanas atrás. “Nós nos recusamos a reconhecer qualquer relacionamento com ele, caso fosse perigoso para ele”, disse Avi Hoffman, editor da revista Jerusalem Report, que já publicara reportagens de Sotloff.

O jornal israelense Yedioth Ahronoth, citando um ex-prisioneiro, disse que Sotloff havia mantido seu judaísmo em segredo diante dos insurgentes islâmicos, fingindo estar doente quando jejuou para o feriado de Yom Kippur.

Reportagens da imprensa israelense disseram que Sotloff, nascido nos EUA, emigrou para Israel em 2005 e estudou em uma faculdade particular perto de Tel Aviv.

Acompanhe tudo sobre:IraqueSíriaCidadania

Mais de Mundo

Justiça do Paraguai decreta prisão preventiva de Santiago Peña

Votos não contabilizados em cartão de memória mudam eleição na Geórgia

Presidente de Israel dará ao líder da oposição a missão de formar governo

Terremoto de magnitude 4,7 atinge a costa do Equador, na província de Manabí