Mundo

América Latina interessa mais aos europeus que vice-versa

Brasil e México são os países que mais atenção receberam, tanto nas buscas que os internautas europeus fizeram como na aparição em noticiários


	Bandeira do Brasil: os líderes latino-americanos mais mencionados na imprensa foram o ex-presidente do México, Felipe Calderón (19 %), e a presidente Dilma Rouseff (15%).
 (Stock.xchng)

Bandeira do Brasil: os líderes latino-americanos mais mencionados na imprensa foram o ex-presidente do México, Felipe Calderón (19 %), e a presidente Dilma Rouseff (15%). (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2013 às 16h44.

Madri - A região da América Latina e do Caribe desperta mais interesse entre os europeus que o que tem a União Europeia para os latino-americanos, segundo o cômputo global de um estudo elaborado pelo Instituto de Prospectiva Internacional por ocasião da próxima Cúpula Celac-UE.

Brasil e México são os países que mais atenção receberam, tanto nas buscas que os internautas europeus fizeram como na aparição em noticiários, segundo este "Atlas de Interesses entre a União Europeia e América Latina-Caribe", que analisou o grau de interesse mútuo existente entre as duas regiões.

Dessa forma, o Brasil foi responsável por 7,7% das buscas e o México 6,8%, seguidos pela Argentina com 4,7%.

Além disso, 10,5% de notícias sobre a América Latina-Caribe tiveram também como protagonista o Brasil, seguido por México (10,3%) e Colômbia (9,6%).

Os líderes latino-americanos mais mencionados na imprensa foram o ex-presidente do México, Felipe Calderón (19 %), e a presidente Dilma Rouseff (15%), empatada com a argentina Cristina Kirchner.

Do outro lado do Atlântico, a Espanha foi o país europeu mais procurado na rede pelos latino-americanos e caribenhos (29,7%), seguida da França (17,7%) e da Itália (15,7%).


A França, por outro lado, alcançou a maior atenção dos noticiários (30%), enquanto a Espanha ficou na segunda posição (15,1%) e a Alemanha em terceiro lugar (13,1%).

No entanto, foi o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, o líder europeu que protagonizou o maior número de notícias, 34,9%.

Após Rajoy, aparecem a chanceler alemã Angela Merkel (20,5%) e o presidente francês François Hollande (15,9%).

Os dados deste relatório foram elaborados graças à observação do comportamento dos cidadãos em relação à outra região através do Google, entre os meses de setembro de 2011 e de 2012.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaPolíticaUnião Europeia

Mais de Mundo

Coreia do Sul já vende mais carrinhos para cães do que para bebês

Kim Jong Un promete aumentar arsenal nuclear da Coreia do Norte

Operadora de Fukushima inicia teste para remover resíduos nucleares

Sheinbaum confirma presença de Lula em sua posse como presidente do México