Mundo

América Central propõe aos EUA plano para limitar imigração

Plano inclui projetos para estimular a criação de empregos, além de propostas para fortalecer as fracas instituições judiciais da região


	América Central: projeto quer contribuir para a criação de melhores condições de vida na região
 (Getty Images)

América Central: projeto quer contribuir para a criação de melhores condições de vida na região (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2014 às 08h24.

Nova York - Os governos de Honduras, El Salvador e Guatemala apresentaram às autoridades norte-americanas um plano para estimular o crescimento econômico nos países pobres da América Central e conter o fluxo migratório para os Estados Unidos.

Ministros das Relações Exteriores dos três países apresentaram "O Plano da Aliança para a Prosperidade no Triângulo Norte", que inclui projetos de desenvolvimento para estimular a criação de empregos e propostas para fortalecer as fracas instituições judiciais da região, de acordo com um funcionário do Departamento de Estado dos EUA.

Não houve detalhes imediatos sobre o plano, que foi elaborado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou o quanto isso pode custar.

Um grande fluxo de crianças desacompanhadas este ano na fronteira sudoeste dos Estados Unidos pressionou os Estados Unidos, México e países da América Central a buscar novas estratégias para reduzir o número de crianças e famílias que tentam entrar em território norte-americano.

"O plano visa concentrar os esforços nas comunidades de origem da população migrante, a fim de contribuir para a criação de melhores condições e desencorajar a migração irregular que põe suas vidas e segurança em risco", disse o ministro das Relações Exteriores de El Salvador, Hugo Martínez, de acordo com um comunicado.

Autoridades mexicanas também tomaram parte da reunião que teve lugar durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

O México tem intensificado os esforços em sua fronteira sul para bloquear a passagem de migrantes da América Central que cruzam seu território a caminho dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:América CentralAmérica LatinaEl SalvadorEstados Unidos (EUA)GuatemalaHondurasImigraçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame