Mundo

Alerta de "queda de cinzas" é dado após erupção de vulcão no Havaí

Observatório de Vulcões do Havaí recomendou que moradores no caminho da pluma de cinzas do Kilauea busquem abrigo

Kilauea: erupção não foi ouvida na vila de Pahoa, cerca de 40 km abaixo do lado leste do vulcão, mas o ar cheirava a enxofre (Terray Sylvester/Reuters)

Kilauea: erupção não foi ouvida na vila de Pahoa, cerca de 40 km abaixo do lado leste do vulcão, mas o ar cheirava a enxofre (Terray Sylvester/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 17 de maio de 2018 às 17h09.

Pahoa, Havaí - Uma erupção explosiva jogou cinzas a uma altura de 9 mil metros acima do vulcão Kilauea, no Havaí, nesta quinta-feira, e moradores da Grande Ilha receberam alertas para buscar abrigo, uma vez que a pluma englobou uma grande área, disseram autoridades.

"O Observatório de Vulcões do Havaí reporta que uma erupção explosiva no cume do Kilauea ocorreu", disse a Defesa Civil do Condado do Havaí em alerta via telefone. "A pluma de cinzas resultante cobrirá a área ao redor. Busque abrigo se você está no caminho da pluma de cinzas".

"O vento pode carregar a pluma de cinzas em direção a Kau, Volcano, Mt. View, Kea'au e até Hilo. Proteja-se da queda de cinzas", disse outro alerta.

A erupção não foi ouvida na vila de Pahoa, cerca de 40 quilômetros abaixo do lado leste do vulcão, mas o ar cheirava a enxofre e havia uma neblina meio fumacenta de cinzas, disse um repórter da Reuters que estava na vila.

Era esperado que a forte explosão jogasse pedaços maiores de cinzas vulcânicas e fumaça da cratera do Kilauea. O vulcão destruiu 37 casas e outras estruturas em uma pequena área no sudeste da ilha e forçou cerca de 2 mil pessoas a deixarem suas casas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)HavaíVulcões

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo