Mundo

Alemanha não pretende dominar Europa, diz presidente do país

Joachim Gauck afirmou que Alemanha não quer intimidar nenhum país da UE


	Presidente alemão Joachim Gauck: "mais Europa não significa na Alemanha uma Europa alemã. Mais Europa significa para nós uma Alemanha europeia", disse
 (John Macdougall/AFP)

Presidente alemão Joachim Gauck: "mais Europa não significa na Alemanha uma Europa alemã. Mais Europa significa para nós uma Alemanha europeia", disse (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 13h22.

Berlim - O presidente alemão, Joachim Gauck, afirmou nesta sexta-feira durante um discurso em Berlim que seu país não tem a ambição de dominar a Europa.

"Entre os políticos da Alemanha, não vejo ninguém que aspire a um diktat alemão (...). Mais Europa não significa na Alemanha uma Europa alemã. Mais Europa significa para nós uma Alemanha europeia", declarou o presidente, que tem uma função principalmente honorífica.

"Não queremos intimidar ninguém", afirmou em seu primeiro grande discurso sobre a União Europeia desde sua entrada em funções, em março de 2012, perante 200 pessoas reunidas para a ocasião na residência presidencial em Berlim.

Gauck insistiu que a Alemanha, considerada "o homem doente da Europa" há dez anos, empreendeu medidas que a tornaram mais competitiva e queria agora compartilhar esta experiência, sendo consciente de que não há uma solução única para a crise.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Biden é diagnosticado com Covid-19, diz Casa Branca

Mais na Exame