Mundo

Alemanha diz que Turquia deve promover diálogo respeitoso

A chanceler Angela Merkel e o ministro Sigmar Gabriel disseram que o governo do país respeita o direito do povo turco de decidir sobre sua Constituição

Angela Merkel: a chanceler e o ministro declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações (François Lenoir/Reuters)

Angela Merkel: a chanceler e o ministro declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações (François Lenoir/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de abril de 2017 às 21h20.

Berlim - A Alemanha pediu ao governo turco que se empenhe em um "diálogo respeitoso com todas as forças políticas e civis do país" após o "estreito resultado do plebiscito mostrar a profundidade da divisão da sociedade turca".

Em uma declaração conjunta, a chanceler Angela Merkel e o ministro de Relações Exteriores alemão, Sigmar Gabriel, disseram que o governo do país respeita o direito do povo turco de decidir sobre sua Constituição.

No entanto, os dois ponderaram ao afirmarem que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, carrega "grande responsabilidade" em relação aos próximos passos do país.

Eles também indicaram que a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) já havia manifestado, na semana passada, algumas dúvidas quanto às condições para que a votação fosse justa.

Merkel e Gabriel declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelTurquia

Mais de Mundo

'Vamos fazer ceder' o chavismo, diz líder opositora em protesto na Venezuela

Fundador do Telegram é libertado sob fiança de prisão na França

Macron gera controvérsia na França com sua gestão da nomeação de novo governo

Milei terá série sobre sua chegada à Presidência argentina

Mais na Exame