Mundo

Alemanha autoriza entrega de tanques Leopard para Ucrânia

De acordo com o porta-voz, a Alemanha entregará 14 tanques Leopard 2A6 à Ucrânia e permitirá aos países europeus, que assim desejarem, fornecer a Kiev os veículos blindados em seu poder

Tanques da Alemanha: O treinamento das forças ucranianas no uso desses tanques "começará em breve na Alemanha" (AFP/AFP)

Tanques da Alemanha: O treinamento das forças ucranianas no uso desses tanques "começará em breve na Alemanha" (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 08h54.

A Alemanha autorizou a entrega de tanques Leopard 2 para a Ucrânia — anunciou o porta-voz do governo alemão, Seffen Hebestreit, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, 25.

De acordo com o porta-voz, a Alemanha entregará 14 tanques Leopard 2A6 à Ucrânia e permitirá aos países europeus, que assim desejarem, fornecer a Kiev os veículos blindados em seu poder.

O modelo 2A6 é o mais recente e aperfeiçoado do que os 2A4 que Polônia e Finlândia querem entregar. "O objetivo é reunir, rapidamente, dois batalhões de tanques com o Leopard 2 para a Ucrânia", disse o porta-voz, após a reunião do conselho de ministro realizada nesta quarta.

O treinamento das forças ucranianas no uso desses tanques "começará em breve na Alemanha", acrescentou Hebestreit. O pacote acordado após intensas negociações com os aliados da Ucrânia inclui apoio logístico, munição e manutenção desses tanques de combate. "Esta decisão está de acordo com nossa linha, que consiste em apoiar a Ucrânia com todas as nossas capacidades. Agimos de maneira estreitamente coordenada e concertada em nível internacional", disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um comunicado.

O primeiro-ministro conservador britânico, Rishi Sunak, saudou nesta quarta-feira a entrega dos tanques pela Alemanha, chamando-a de "decisão certa dos aliados e amigos da Otan". "Juntamente com os britânicos Challenger 2", os tanques alemães "reforçarão o poder de fogo defensivo da Ucrânia" contra a invasão russa, afirmou no Twitter.

Saiba como funciona o tanque Leopard

Tanque Leopard 2 A4

Tanque Leopard 2 A4 (AFP/AFP)

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD