Mundo

Alemanha adverte Reino Unido sobre demora para negociar Brexit

Na quinta-feira, a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que o governo britânico precisa consultar o Parlamento sobre a saída

Frank-Walter Steinmeier: elereiterou que o Reino Unido precisa aceitar os quatro princípios básicos da UE (Faisal al-Tamimi/AFP)

Frank-Walter Steinmeier: elereiterou que o Reino Unido precisa aceitar os quatro princípios básicos da UE (Faisal al-Tamimi/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de novembro de 2016 às 13h09.

Berlim - O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse nesta sexta-feira que a decisão judicial de ontem no Reino Unido, segundo a qual o processo de saída do país da União Europeia deve passar pelo Parlamento, não pode levar a uma demora excessiva nos diálogos sobre o chamado Brexit.

"Nós devemos criar tão logo quanto possível as condições para as negociações efetivamente começarem, apesar da decisão do tribunal britânico", afirmou Steinmeier após reunião com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson. "Um processo demorado não seria benéfico para nenhuma das partes."

Na quinta-feira, a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que o governo britânico precisa consultar o Parlamento sobre a saída do país da UE. O governo da premiê Theresa May disse que recorrerá.

Johnson disse que a decisão judicial não deve ser mal interpretada, já que o desejo do povo expresso em plebiscito foi de saída da UE.

"É muito importante reconhecer que o povo britânico votou para sair da União Europeia, deixar os tratados da União Europeia. E é isso que iremos fazer", afirmou o ministro. Na avaliação de Johnson, isso não deve interferir no cronograma desse processo. Para ele, as negociações podem ser benéficas para ambas as partes.

Já Steinmeier reiterou a posição alemã de que o Reino Unido precisa aceitar os quatro princípios básicos da UE: liberdade de bens, serviços, capital e pessoas.

A premiê britânica tem sugerido que enfatizará o controle imigratório, mesmo que às custas do acesso ao mercado comum. May pretende iniciar o processo formal de retirada do país da UE até o fim de março.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoAlemanhaBrexit

Mais de Mundo

Trump diz que sofrerá impeachment se republicanos forem derrotados em eleições

Em reunião na OEA, Brasil condena operação dos EUA na Venezuela

Após prisão de Maduro, Cuba reage à pressão de Trump: 'Estamos dispostos a dar nossas vidas'

Governo Trump recua de acusação de que Maduro era chefe do Cartel de Los Soles