Mundo

Al Qaeda ocupa outra capital provincial no Iêmen

As fontes explicaram que as milícias tribais Comitês Populares, leais ao governo iemenita, e seu dirigente, Abdul Latif al Sayed, fugiram para a região de Batis


	Conflito no Iêmen: terroristas estabeleceram postos de controle nos acessos e nas avenidas das duas cidades
 (Khaled Abdullah
 / Reuters)

Conflito no Iêmen: terroristas estabeleceram postos de controle nos acessos e nas avenidas das duas cidades (Khaled Abdullah
 / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 07h52.

Sana - Combatentes da organização terrorista Al Qaeda tomaram nesta quarta-feira o controle de Zinyibar, capital da província de Abien, a segunda capital que ocupam, após a queda da capital de Hadramut em abril, informaram a Agência Efe fontes das milícias tribais e moradores locais.

As fontes explicaram que as milícias tribais Comitês Populares, leais ao governo iemenita, e seu dirigente, Abdul Latif al Sayed, fugiram para a região de Batis, no norte de Abien, depois de a Al Qaeda tomar o controle de Zinyibar e da cidade de Yaar, a cerca de dez quilômetros uma da outra.

As mesmas fontes assinalaram que pelo menos seis milicianos morreram nos confrontos, e também um irmão de Sayed.

Além disso indicaram que os terroristas estabeleceram postos de controle nos acessos e nas avenidas das duas cidades.

Moradores locais revelaram que membros da Al Qaeda pediram pelos alto-falantes das mesquitas aos habitantes de Zinyibar e Yaer que colaborem com eles.

Segundo estas fontes, os milicianos tribais mantiveram intensos combates com centenas de terroristas, liderados pelo dirigente Jalal Baleidi, que atacaram Zinyibar e Yaar.

Zinyibar e Year estão a cerca de 60 quilômetros da cidade portuária de Áden, a sede provisória do governo do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Esta é a segunda vez que Al Qaeda toma o controle de Zinyibar e de Yaar. Elas foram ocupadas em maio de 2011, quando o grupo as declarou emirado islâmico.

No entanto, as cidades foram recuperadas um ano depois pelo exército iemenita com o apoio milicianos tribais e de aviões não tripulados e navios de guerra americanos.

Em abril deste ano os terroristas da Al Qaeda tomaram o controle total de outra capital de província, Al Mukala, centro administrativo da região de Hadramut, no sudeste do Iêmen.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaExércitoIêmenIslamismoTerrorismo

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua