Mundo

Aircruise, um novo jeito de voar

Não é avião, mas pesa tanto quanto um jato. Não é um balão, mas é movido a gás e funciona sem turbinas

Aircruise: movido a hidrogênio e energia solar, viaja a até 150 km/h

Aircruise: movido a hidrogênio e energia solar, viaja a até 150 km/h

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

Trata-se da Aircruise, uma nave vertical abastecida com hidrogênio e energia solar desenvolvida para transporte de luxo. O gás é usado como em balões, para inflar a nave.

A criação é da empresa de design Seymourpowell, e o conceito chamou a atenção da Samsung Construction and Trading, que encomendou uma animação detalhadas desse projeto futurístico.

Voando com a velocidade de um carro (entre 100 e 150 km/h), a nave pretende ser um meio de resgatar o prazer de viajar em si, e não preza pelo tempo de chegada ao destino. Para se ter uma ideia, com a Aircruise levaria-se 37 horas para ir de Londres a Nova York.

Quase um hotel nos céus, ela possui bar, lounge e salas de estar, espaço de relaxamento, quatro apartamentos duples, uma cobertura e cinco apartamentos simples. Desenvolvida para comportar um máximo de 100 passageiros, a nave teria 20 membros de staff a bordo, como funcionários de um hotel flutuante.

Da plataforma de embarque ao topo, ele tem 265 metros de altura e sua estrutura é estimada em 270 toneladas, o mesmo que um super jumbo A380. O hidrogênio é usado para erguer a nave, e é capaz de aguentar 1,2 quilos por metro cúbico. As células combustíveis do gás também fornecerão um pouco de água potável.

Além disso, painéis solares cobrem a parte superior do chamado envelope central, um espaço com área de 330 mil metros cúbicos.

Segundo a Seymourpowell, a física do projeto em si determina o luxo. O Aircruise precisa de um volume enorme de gás para ser erguido, além de ter proporcionalmente pouco peso para o seu tamanho. Assim, é obrigatório muito espaço livre e poucos passageiros.

A empresa também sugere que ele possa ser usado para turismo, como um jantar sobre o mar ou passeio sobrevoando uma região turística.

Animação mostra os detalhes do projeto Aircruise

   <hr>  <p class="pagina">Na base de lançamento, a nave de 265 metros de altura aguarda o lançamento.

 

   <hr>  <p class="pagina">Living do Aircruise tem vista para baixo; espaços de convivência bem amplos e, abaixo, a cozinha minimalista: painéis, armários e utensílios são "desdobrados" da mobília.</p>

 

   <hr>  <p class="pagina">Passageiros podem apreciar a vista para o mar ou então decidir jantar sobre uma grande cidade; a Seymoupowell sugere que ele seja usado para tursimo local, além de longas viagens.</p>

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai