Mundo

AIEA anuncia inspeção em Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que enviará inspetores em meados de outubro a Fukushima

Inspetores na central nuclear de Fukushima: visita será para avaliar as tarefas de limpeza na área da central nuclear (Japan Pool/AFP)

Inspetores na central nuclear de Fukushima: visita será para avaliar as tarefas de limpeza na área da central nuclear (Japan Pool/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 09h02.

Viena -  A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta sexta-feira que enviará inspetores em meados de outubro a Fukushima para avaliar as tarefas de limpeza na área da central nuclear.

A AIEA, a agência nuclear da ONU, que enviou uma missão ao local em 2011, visitará a central a pedido do governo japonês.

A equipe de inspetores será formada por 16 especialistas internacionais e funcionários da AIEA, que permanecerão no Japão de 14 a 21 de outubro.

"O objetivo principal é avaliar o progresso das obras de saneamento no Japão e dar conselhos para resolver os problemas", afirma a AIEA em um comunicado.

Ao fim da missão, a AIEA apresentará um relatório ao governo japonês, que divulgará o documento ao público posteriormente.

A empresa que administra a central de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), enfrenta problemas graves desde o terremoto e tsunami que devastaram o complexo em março de 2011.

Esta semana, a Tepco anunciou o vazamento de 430 litros de água contaminada altamente radioativa que chegaram ao oceano, dois meses depois de um incidente similar em um depósito de armazenamento.

Acompanhe tudo sobre:AIEAFukushimaONUUsinas nucleares

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua