Mundo

AIE pede que EUA decida sobreexportação de petróleo

Segundo a Agência Internacional de Energia, a indústria vai encontrar maneiras de contornar as restrições


	Exploração de petróleo: a AIE aconselha os Estados Unidos e outros 27 países industrializados.
 (David McNew/Getty Images)

Exploração de petróleo: a AIE aconselha os Estados Unidos e outros 27 países industrializados. (David McNew/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 15h51.

Londres - A chefe da Agência Internacional de Energia pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos para decidir rapidamente sobre a permisão para as exportações de petróleo, ou a indústria vai encontrar maneiras de contornar as restrições.

O Export Administration Act de 1979, a lei que regula as exportações, proibiu a venda externa de petróleo dos EUA, exceto para o Canadá e México, mas o boom de energia de xisto, desde então, virou o mercado norte-americano de energia de cabeça para baixo em poucos anos.

A produção de petróleo dos EUA agora está subindo vertiginosamente, tendo vindo de uma queda ao longo de décadas, o que levou algumas pessoas a dizerem que os embarques para o exterior deveriam ser considerados.

"As respostas têm de ser dadas pelo governo dos EUA. Espero que eles deem as respostas em breve", disse a diretora-executiva da AIE, Maria van der Hoeven, em conferência de imprensa, quando questionada sobre a possibilidade de exportações de petróleo.

"Essa questão está sobre a mesa. Acho que tem de ser abordada, porque se não há licenças de exportação de petróleo bruto, então a indústria vai encontrar maneiras diferentes, como eles estão procurando agora já com produtos semi-processados, coisas como isso. " No início deste ano, ela escreveu no Financial Times que as leis que restringem as exportações de petróleo bruto dos EUA poderiam limitar o recente aumento na produção interna.

A AIE aconselha os Estados Unidos e outros 27 países industrializados.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleo

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame