Mundo

Ahmadinejad se encontra com Morales antes de ir para Rio+20

Antes de começar a reunião de trabalho, Morales e Ahmadinejad apareceram em um balcão do Palácio para saudar os partidários do presidente boliviano

Ahmadinejad partirá esta tarde para Santa Cruz e de lá seguirá para o Brasil (Mark Ralston/AFP)

Ahmadinejad partirá esta tarde para Santa Cruz e de lá seguirá para o Brasil (Mark Ralston/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 14h05.

La Paz - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou nesta terça-feira em La Paz para se reunir com o presidente boliviano, Evo Morales, com quem assinará acordos nas áreas de mineração e segurança, e depois viajará para o Brasil, onde participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Ahmadinejad chegou ao aeroporto de El Alto às 11h20 local (12h20 de Brasília) e foi recebido na pista por Morales e o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca.

Após uma breve cerimônia, os governantes foram para o Palácio do Governo de La Paz, onde ficarão reunidos até o início da tarde.

Antes de começar a reunião de trabalho, Morales e Ahmadinejad apareceram em um balcão do Palácio para saudar os partidários do presidente boliviano, que ondeavam bandeiras dos dois países.

Esta é a terceira visita do líder iraniano para a Bolívia, que já esteve no país em 2007 e 2009, e seu objetivo é estreitar as relações de cooperação estratégica, econômica, militar e de segurança entre as duas nações.

Ahmadinejad disse a viagem é uma retribuição à visita que Morales fez ao Irã em 2010, quando os dois líderes firmaram acordos de cooperação bilateral e definiram estratégias de desenvolvimento, segundo a agência iraniana de notícias "Isna".

A oposição boliviana criticou a visita do presidente iraniano, acusado de não respeitar os direitos fundamentais de mulheres, crianças e homossexuais, e também afirmou que suas relações com a Bolívia não são transparentes.

Por outro lado, organizações leais a Morales publicaram hoje na imprensa uma nota de boas-vindas a Ahmadinejad, na qual agradecem a sua cooperação com a Bolívia.

Ahmadinejad partirá esta tarde para Santa Cruz e de lá seguirá para o Brasil. Centenas de defensores dos direitos humanos, ativistas do meio ambiente e membros da comunidade judaica protestaram no domingo no Rio de Janeiro contra a participação de Ahmadinejad na Rio+20. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEvo MoralesIrã - PaísPolíticosRio+20

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana