Mundo

Agressores de diretor do Bolshoi são declarados culpados

Um tribunal de Moscou declarou culpados os três acusados pelo ataque com ácido contra o diretor do Balé Bolshoi, Sergei Filin, que ficou praticamente cego

Dançarino do Bolshoi Pavel Dmitrichenko: tribunal considerou provado que Dmitrichenko, Yuri Zarutski e o motorista Andrei Lipatov conspiraram para atacar Filin (Maxim Shemetov/Reuters)

Dançarino do Bolshoi Pavel Dmitrichenko: tribunal considerou provado que Dmitrichenko, Yuri Zarutski e o motorista Andrei Lipatov conspiraram para atacar Filin (Maxim Shemetov/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 07h55.

Moscou - Um tribunal de Moscou declarou culpados nesta terça-feira os três acusados pelo ataque com ácido contra o diretor do Balé Bolshoi, Sergei Filin, que ficou praticamente cego em função da agressão, informaram fontes judiciais

A juíza afirmou que o tribunal considerou provado que o dançarino do Bolshoi Pavel Dmitrichenko, o desempregado Yuri Zarutski e o motorista Andrei Lipatov conspiraram para atacar Filin.

A acusação pediu uma pena de dez anos de prisão para Dmitrichenko como autor intelectual do ataque, de nove anos para Zarutski como autor da agressão e de seis anos para Lipatov como cúmplice.

Segundo as fontes, a leitura da sentença pode durar várias horas, mas espera-se que hoje mesmo a condenação seja conhecida.

Após passar por 23 operações para recuperar a visão, Filin voltou ao seu trabalho e passa por um processo de reabilitação. O diretor ainda deverá realizar novas cirurgias.

Filin teria recuperado 80% da visão do olho esquerdo mas perdeu quase totalmente a do direito.

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaEntretenimentoEuropaRússiaTeatro

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos