Mundo

Agência da ONU diz que já é seguro voar na Europa

Organização Internacional de Aviação Civil (Icao) explicou que as cinzas do vulcão deixaram de representar um alto risco

Vulcão islandês provocou o cancelamento de voos desde o dia 15 (.)

Vulcão islandês provocou o cancelamento de voos desde o dia 15 (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Nações Unidas - A Organização Internacional de Aviação Civil (Icao), uma agência da ONU, assegurou hoje que já é seguro novamente voar na Europa, depois que as autoridades reabriram grande parte do espaço aéreo do continente após vários dias de fechamento pela erupção do vulcão na Islândia.

"Decidiram restabelecer as operações na Europa, o que quer dizer que é seguro", disse o presidente da Icao, o mexicano Roberto Kobeh González, após realizar uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O secretário-geral da Icao, Raymond Benjamin, que também esteve no encontro, explicou que as autoridades europeias consideram que as cinzas do vulcão deixaram de representar um alto risco para as turbinas dos aviões.

"Se há cinzas, não se voa", afirmou Benjamin. Segundo ele, nem as próprias fábricas de turbinas podem dizer com precisão a quantidade de cinzas que os aparelhos que produzem podem absorver.

Por isso, deixou clara a disposição da agência da ONU de começar a estudar a possível criação de padrões internacionais sobre a quantidade de cinzas no ar que podem ser perigosas para a aviação comercial.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoEuropaSetor de transporte

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia