Mundo

África Ocidental é contra reconhecer Gbagbo como presidente

Bloco indicou que está disposto a usar força para retirar o governante do poder

Comunidade internacional não aceita eleição de Gbagbo, envolta em dúvidas (Wikimedia Commons)

Comunidade internacional não aceita eleição de Gbagbo, envolta em dúvidas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 07h16.

Maputo (Moçambique) – Reconhecer Laurent Gbagbo como presidente da Costa do Marfim está “fora de questão”, de acordo com um comunicado divulgado nesse domingo (30) pelo bloco que reúne os países da África Ocidental (Cedao ou Ecowas, na sigla em inglês).

A entidade já indicou que está disposta a usar a força para retirar Gabgbo do poder e empossar Alassane Ouattara. Uma comissão eleitoral independente deu ao oposicionista Ouattara a vitória nas eleições de 28 de novembro passado. Mas Gabgbo alegou ter havido fraude e apelou à Suprema Corte, que anulou parte dos votos e reverteu o resultado em favor dele.

A decisão foi tomada em Adis Abeba, na Etiópia, onde também se reúne a União Africana (UA). Na sexta-feira (28), o Conselho de Paz e Segurança da UA deu uma mandato de um mês para cinco líderes africanos tentarem solucionar a crise de forma pacífica.

Alguns países do sul do continente, como Angola, são contrários às ameaças do uso de força, por defender que a manutenção de Gbagbo no cargo baseia-se em decisão judicial.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaGoverno

Mais de Mundo

Secretário de Defesa diz que não há limites para poder bélico dos EUA na guerra com Irã

Câmara rejeita resolução de saída dos EUA da guerra com Irã e limites aos poderes de Trump

6º dia de guerra no Irã: Trump quer escolher novo líder iraniano e se opõe a filho de Khamenei

Trump troca secretária que chefia caça a imigrantes nos EUA