Mundo

Enchentes matam pelo menos 75 pessoas no Afeganistão

Inundações repentinas após fortes chuvas no norte do país também danificaram milhares de casas

Afegão procura pelos seus pertences após enchente que atingiu a província de Jawzjan, no Afeganistão (Reuters)

Afegão procura pelos seus pertences após enchente que atingiu a província de Jawzjan, no Afeganistão (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 18h41.

Cabul - Inundações repentinas após fortes chuvas no norte do Afeganistão mataram pelo menos 75 pessoas e danificaram milhares de casas, afirmaram autoridades do país nesta sexta-feira. O governo se mobiliza agora para tentar ajudar os sobreviventes na região.

As chuvas começaram na noite de quinta-feira e continuaram hoje em quatro províncias. A pior situação parecia ser a de Jawzjan, onde pelo menos 36 pessoas morreram, de acordo com o porta-voz da polícia Abdul Manan Raoufi. Outros oficiais estimaram o total de mortes em 43.

Azizul Rahman Aymaq, que dirige o comitê de reação a desastres em Jawzjan, disse que mais de 5 mil pessoas foram deslocadas e remédios e água potável estão se esgotando. Helicópteros do Exército afegão estão ajudando as equipes de resgate a chegar nas áreas afetadas, afirmou.

"A enchente começou de manhã cedo e ainda está acontecendo. Cerca de sete aldeias da nossa região foram destruídas pelas inundações, as pessoas subiram nos telhados das casas e foram evacuadas por helicópteros do Exército afegão por segurança", disse um sobrevivente da inundação, Shah Mahmood.

Na província de Faryam, a oeste de Jawzjan, as enchentes mataram 33 pessoas, danificaram mais de 2.150 casas e causaram danos generalizados a áreas mais isoladas, disse o governador da província, Mohammadullah Patash. Outras seis pessoas morreram na província de Badghis, afirmou o governador da província, Moammadullah Alizai. A província de Suri Pul também foi afetada pelas enchentes.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaChuvasDesastres naturaisEnchentes

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua