Hamid Karzai, presidente do Afeganistão: ele foi eleito há dez anos (Jawad Jalali/AFP)
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2012 às 12h15.
Cabul - Os insurgentes talibãs e membros de outros grupos islamitas armados poderão apresentar candidaturas e votar na próxima eleição presidencial no Afeganistão, deu a entender o presidente da comissão eleitoral do país.
A comissão confirmou a realização das eleições em 5 de abril de 2014, poucos meses antes do fim das missões de combate das forças da Otan e quase 10 anos depois da primeira eleição de Hamid Karzai.
O presidente da comissão eleitoral afegã, Fazel Ahmad Manawi, afirmou nesta quarta-feira estar disposto a autorizar a candidatura de insurgentes para as eleições cruciais para a estabilidade do país.
"Estamos dispostos a abrir a porta aos grupos armados da oposição, como os talibãs e o Hezb e Islami, para que participem como candidatos ou eleitores", disse Manawi.
"Não haverá nenhuma discriminação", completou.
O Hezb e Islami é o segundo movimento da insurreição afegã, depois dos talibãs. Dirigido por Gulbudin Hekmatyar, líder da resistência à invasão soviética no início dos anos 80, o grupo já manifestou disposição para participar de diálogos de paz com o governo de Karzai e mantém laços ambíguos com os talibãs.