Mundo

Aeroporto de Damasco retomará atividades a partir desta quarta-feira

Local estava fechado desde que o regime de Bashar al-Assad caiu; Mohamed al-Bashir foi nomeado primeiro-ministro

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 06h31.

Última atualização em 16 de dezembro de 2024 às 06h38.

Tudo sobreGuerra na Síria
Saiba mais

O aeroporto internacional de Damasco voltará a funcionar na próxima quarta-feira, 18, depois de ter ficado paralisado na última semana após a queda do regime do ditador Bashar al-Assad.

A informação foi divulgada pela televisão síria controlada pelo novo governo de transição, que citou "fontes especiais", que não foram identificadas.

De acordo com o canal, em uma primeira fase, os voos domésticos serão realizados como um experimento para garantir que o aeroporto possa retomar as operações completas.

Separadamente, o canal informou que o porto mediterrâneo de Tartus retomará suas operações na segunda-feira. A província de Tartus era um dos antigos redutos do regime de Bashar al-Assad, fazendo fronteira com o Líbano ao sul e com Latakia ao norte.

Nos últimos dias, as novas autoridades sírias nomearam um novo primeiro-ministro, Mohamed al-Bashir, e tentam voltar à normalidade o mais rápido possível após a derrubada de al-Assad há uma semana.

O antigo regime caiu após uma ofensiva de 12 dias lançada por uma coalizão liderada pelo grupo islâmico Organização para a Libertação do Levante e outras facções apoiadas pela Turquia.

Neste domingo, escolas, universidades e instituições públicas e privadas reabriram após terem sido fechadas na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Guerra na SíriaSíriaAeroportos

Mais de Mundo

Tudo que se sabe sobre os drones misteriosos vistos na Costa Leste dos EUA

China investe em drones de combate para superar os EUA no espaço aéreo

Presidente interino da Coreia do Sul busca tranquilizar aliados após suspensão de Yoon

Líder da oposição sul-coreana diz que cooperará para estabilizar panorama político