Cópia do jornal South China Morning Post, com uma entrevista de Edward Snowden, em uma banca de jornal em Hong Kong (Bobby Yip/Reuters)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2013 às 09h30.
Hong Kong - Novas revelações do ex-funcionário da CIA Edward Snowden levantaram preocupações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) possa ter invadido o principal ponto de troca de tráfego de Internet de Hong Kong, que lida com o tráfego doméstico da rede de quase todo o território chinês.
Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal de Hong Kong South China Morning Post, Snowden disse que a NSA estaria invadindo computadores em Hong Kong e na China continental desde 2009. Entre as instituições hackeadas, disse ele, estaria a Universidade Chinesa de Hong Kong, que abriga o ponto de troca de tráfego (Internet Exchange) de Hong Kong.
Snowden não mencionou o ponto de troca, mas seus comentários levantaram preocupações de que a mencionada infraestrutura de Internet tenha sido um dos alvos da NSA.
As alegações de Snowden até agora se concentravam na extensão da espionagem da NSA sobre cidadãos norte-americanos. Seus mais recentes comentários sobre a China e Hong Kong --onde acredita-se que ele esteja escondido-- chamam atenção para o papel da NSA na vigilância de países estrangeiros.
De acordo com o jornal, Snowden disse acreditar que a NSA havia realizado mais de 61 mil operações de invasão virtual no mundo. "Nós invadimos 'backbones' da rede --algo como grandes roteadores de Internet, basicamente-- que nos dão acesso às comunicações de centenas de milhares de computadores sem a necessidade de invadir cada um", disse Snowden, segundo o jornal.
O Hong Kong Internet Exchange é uma das dezenas de Pontos de Troca de Tráfego, ou PTTs, ao redor do mundo, responsáveis por lidar com o tráfego doméstico entre os provedores locais e algum tráfego regional. Esses pontos de troca evitam que tal tráfego precise fazer longos desvios através de servidores no exterior.