Mundo

Acordo no Congresso dos EUA prevê construção de barreiras na fronteira

O dinheiro previsto no acordo deverá ser investido na construção de barreiras verticais de aço, e não em um muro sólido, como deseja o presidente

Vista do Capitólio, em Washington: congressistas americanos fazem acordo prévio sobre fronteiras para evitar nova paralisação (Yuri Gripas/File Photo/Reuters)

Vista do Capitólio, em Washington: congressistas americanos fazem acordo prévio sobre fronteiras para evitar nova paralisação (Yuri Gripas/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 06h29.

Washington - O acordo prévio fechado pelos congressistas americanos na noite desta segunda-feira, 11, para evitar uma nova paralisação do governo do país prevê a destinação de US$ 1,375 bilhões para a construção de barreiras físicas em um trecho de 88 quilômetros da fronteira com o México.

O valor é bem inferior aos US$ 5,7 bilhões que o presidente Donald Trump demanda para a construção de um muro de mais de 320 quilômetros na divisa. O dinheiro previsto no acordo deverá ser investido na construção de barreiras verticais de aço, e não em um muro sólido, como deseja o presidente.

Os democratas retiraram a proposta de limitar o número de imigrantes presos no território americano para uma média diária de 16,5 mil. Os republicanos se opunham à demanda.

O acordo também prevê fundos para a aquisição e distribuição de 40,5 mil camas para os imigrantes detidos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImigraçãoPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal