Mundo

Ações europeias sobem com possível cessar-fogo na Ucrânia

Vladimir Putin e o líder ucraniano Petro Poroshekno chegaram a um acordo sobre passos rumo à paz no leste da Ucrânia


	Bolsas europeias: às 8h23, o índice das principais ações europeias tinha alta de 0,84%, a 1.387 pontos
 (Jean-Claude Coutausse/Bloomberg)

Bolsas europeias: às 8h23, o índice das principais ações europeias tinha alta de 0,84%, a 1.387 pontos (Jean-Claude Coutausse/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 14h47.

Paris - As ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, com o índice FTSEurofirst 300 atingindo no intradia máxima em dois meses devido a especulações sobre um possível cessar-fogo no leste da Ucrânia e novos estímulos do Banco Central Europeu (BCE).

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que um acordo para dar fim aos confrontos no leste da Ucrânia pode ser alcançado nesta semana, o que alguns entenderam como uma tentativa de mostrar ao Ocidente que ele está tentando arrefecer o conflito.

Contudo, as negociações foram nervosas, uma vez que as autoridades pareceram enviar mensagens contraditórias. A mensagem de Putin marcou um recuo em relação à declaração, mais cedo, pelo gabinete de imprensa do presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, que disse que ambos os presidentes acertaram um cessar-fogo permanente.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, subiu 0,69 por cento, a 1.385 pontos, após atingir mais cedo a máxima desde 7 de julho, a 1.391 pontos.

Ações de companhias com exposição à Rússia figuraram entre as maiores altas.

O banco austríaco Raiffeisen Bank International, cujo lucro depende fortemente da Rússia, e a cervejaria dinamarquesa Carlsberg, que tem ampla exposição ao país por meio de seu rótulo Baltika, subiram 6,2 por cento e 2,3 por cento, respectivamente.

O sentimento no mercado também foi sustentado por especulações de que o Banco Central Europeu (BCE), que se reunirá na quinta-feira, pode lançar um programa de compra de ativos, ou quantitative easing (QE), após vários indicadores econômicos indicarem que a economia da região está desacelerando ainda mais.

Atualizado às 14h47

Acompanhe tudo sobre:BCEUcrânia

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã