Mundo

ABInbev e Ambev definem novas metas de ecoeficiência

Segundo a empresa, são sete metas a serem cumpridas até 2017 relacionadas ao consumo de água, emissão de CO2, energia e gestão de resíduos


	Ambev: uma das metas da empresa é reduzir o consumo interno do grupo para um índice de 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado
 (John Moore/Getty Images)

Ambev: uma das metas da empresa é reduzir o consumo interno do grupo para um índice de 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 08h25.

São Paulo - O grupo mundial de bebidas Anheuser Busch InBev, controladora da Ambev, definiu, nesta quarta-feira, 5, no Dia Mundial do Meio Ambiente, suas novas metas de índices de ecoeficiência que deverão ser atingidas até 2017 em todas as unidades do grupo, conforme antecipado pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência estado, em março.

O ano base é 2012. Segundo a empresa, em nota, são sete metas a serem cumpridas no período e são relacionadas ao consumo de água, emissão de CO2 e energia e gestão de resíduos.

Uma delas, relacionada à água, é reduzir o consumo interno do grupo para um índice de 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado. O índice alcançado por todo o grupo recentemente foi de 3,5.

Recentemente, a Ambev informou que já conseguiu reduzir seu consumo de água em mais de 36% nos últimos dez anos. Ao final do segundo semestre de 2002, a companhia tinha um índice de consumo médio de 5,36 litros de água por litro produzido. No mesmo período do ano passado o índice médio ficou em 3,4.

Também estão estipulados trabalhos com fornecedores de cultivo de cevada para melhorar a gestão da água no campo e a participação junto com parceiros locais de medidas de proteção de mananciais em todos os locais do mundo onde a ABInbev tem fábrica, inclusive o Brasil. No caso de emissão de gases de efeito estufa (CO2) e do consumo de energia, a meta global é de redução em 10%.

A Ambev não citou os porcentuais de redução, mas informou que tem diversificado sua matriz, com o uso de biomassa e biogás. Hoje, a Biomassa representa quase 30% da matriz calorífica da companhia.


Já em emissão de CO2 houve a diminuição de 35% nos últimos cinco anos. Outro objetivo da ABInBev é o de que 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente devem ser de modelos mais ecológicos.

Resíduos

No âmbito da gestão de resíduos, o grupo determinou a meta de redução de 100 mil toneladas os materiais usados para as embalagens, objetivo inédito envolvendo as embalagens das bebidas.

A Ambev informou que na Ambev Vidros aproximadamente 75% da matéria-prima utilizada é formada por cacos de vidro oriundos de outras unidades da companhia e de cooperativas de reciclagem parceiras.

"Já a PET 100% reciclada é um produto pioneiro no Brasil, desenvolvido pela Ambev, que em mais ou menos seis meses já foi responsável pela economia de 1,3 milhão de quilos de material virgem", informou a companhia.

Em 2009, todas as unidades do mundo da AB InBev tinham quatro objetivos ambientais a serem cumpridos até 2012: atingir índice de consumo de água de 3,5 litros por um fabricado; taxa de reciclagem de 99% para os resíduos sólidos e subprodutos; reduzir em 10% o consumo de energia e diminuir no mesmo porcentual emissão de gás carbônico (CO2).

Todos foram atingidos e, em alguns casos, superados.

Acompanhe tudo sobre:AmbevBebidasEmpresasEmpresas abertasEmpresas belgasMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"