Mundo

Para Abbas, 'é hora' de reconciliação entre palestinos

"É hora de abordar seriamente a reconciliação e existem contatos com o mediador egípcio" para se obter isto, disse o presidente palestino


	"Esperamos realizar uma reunião no Egito para resolver este tema que já se arrastou excessivamente"
 (Abbas Momani/AFP)

"Esperamos realizar uma reunião no Egito para resolver este tema que já se arrastou excessivamente" (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 20h32.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, disse nesta terça-feira que já "é hora" de se obter a reconciliação com o movimento Hamas, no poder na Faixa de Gaza.

"É hora de abordar seriamente a reconciliação e existem contatos com o mediador egípcio" para se obter isto, afirmou Abbas durante reunião em Ramallah na presença de Naseredin al Shaer, vice-premier e ministro da Educação do governo formado pelo Hamas após a vitória nas legislativas de 2006.

"Esperamos realizar uma reunião no Egito para resolver este tema que já se arrastou excessivamente", disse Abbas - que governa as regiões autônomas da Cisjordânia - sobre a reconciliação acertada com o Hamas em 2011 e jamais efetivada.

"Há o tema da colonização israelense no setor E1 sobre o qual não podemos calar; estamos em contato com o Conselho de Segurança da ONU e com as Nações Unidas e vamos seguir atentamente este assunto".

Israel anunciou um projeto de construção de novos assentamentos judeus em resposta à concessão à Palestina do status de Estado observador não membro da ONU, na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique