Mundo

A caminho da Flórida, furacão Dorian pode chegar à categoria 4

Fortalecido pelas águas quentes do Oceano Atlântico, o Dorian deve atingir ventos de 209 quilômetros por hora nas próximas 72 horas

Furacão Dorian: velocidade do vento torna tempestade em categoria 4 (EOSDIS via/Reuters)

Furacão Dorian: velocidade do vento torna tempestade em categoria 4 (EOSDIS via/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 17h03.

Miami -O furacão Dorian deve se fortalecer e se tornar um furacão extremamente perigoso de categoria 4 no próximo domingo, 1, ameaçando a costa atlântica na região centro-sul do Estado norte-americano da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões na quinta-feira, 29.

Fortalecido pelas águas quentes do Oceano Atlântico, o Dorian deve atingir ventos de 209 quilômetros por hora nas próximas 72 horas, segundo informou o centro de previsão do tempo com sede em Miami.

Isso o torna uma tempestade Categoria 4, a segunda mais forte na escala Saffir-Simpson para medição de intensidade de furacões.

O centro descreve os eventos de Categoria 4 como capazes de causarem "danos catastróficos" incluindo danos severos à casas bem construídas. Em tais tempestades "A maioria das árvores se quebra ou é arrancada pela raiz e postes de energia são derrubados pela força do vento."

O Dorian deve chegar à costa leste da Flórida na segunda-feira, antes de se arrastar para a região central do Estado na terça-feira, afirmou o centro de furacões em um alerta.

Atualmente um furacão da Categoria 1, o Dorian se voltou para as Bahamas e para a costa da Flórida nesta quinta-feira após passar ao lado do Caribe sem causar prejuízos. O furacão deve se fortalecer e atingir as Bahamas e o sudeste dos Estados Unidos com chuva, ventos fortes, e maré ameaçadora nos próximos dias.

O Dorian tinha ventos de 137 quilômetros por hora na manhã de quinta-feira, a 355 quilômetros norte-noroeste de San Juan, e cerca de 600 quilômetros a leste das Bahamas, segundo disse o centro de furacões.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os habitantes da Flórida prestem atenção aos alertas oficiais. O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência na quarta-feira e pediu que os moradores da costa leste estoquem ao menos sete dias de suprimentos de alimentos e água.

"Parece que o furacão Dorian chegará à Flórida na noite de domingo", disse Trump no Twitter. "Esteja preparado e por favor siga as Instruções Estaduais e Federais, será um furacão muito grande, talvez um dos maiores".

A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que todos os barcos de lazer no porto de Key West deveriam buscar um porto seguro antes do final de semana, e que embarcações oceânicas deveriam fazer planos para deixar o porto antes da tempestade.

"Espera-se que o Dorian se torne um grande furacão na sexta-feira, e continue como um furacão extremamente perigoso por todo o final de semana", disse o centro de furacões.

A tempestade pode afetar grandes centros populacionais assim como grandes destinos turísticos da Flórida.

Acompanhe tudo sobre:ClimaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Presidente da Alemanha dissolve o Parlamento e antecipa eleições para fevereiro

Parlamentares da Coreia do Sul aprovam impeachment do presidente interino Han Duck-soo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen