Mundo

A caminho da Flórida, furacão Dorian pode chegar à categoria 4

Fortalecido pelas águas quentes do Oceano Atlântico, o Dorian deve atingir ventos de 209 quilômetros por hora nas próximas 72 horas

Furacão Dorian: velocidade do vento torna tempestade em categoria 4 (EOSDIS via/Reuters)

Furacão Dorian: velocidade do vento torna tempestade em categoria 4 (EOSDIS via/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 17h03.

Miami -O furacão Dorian deve se fortalecer e se tornar um furacão extremamente perigoso de categoria 4 no próximo domingo, 1, ameaçando a costa atlântica na região centro-sul do Estado norte-americano da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões na quinta-feira, 29.

Fortalecido pelas águas quentes do Oceano Atlântico, o Dorian deve atingir ventos de 209 quilômetros por hora nas próximas 72 horas, segundo informou o centro de previsão do tempo com sede em Miami.

Isso o torna uma tempestade Categoria 4, a segunda mais forte na escala Saffir-Simpson para medição de intensidade de furacões.

O centro descreve os eventos de Categoria 4 como capazes de causarem "danos catastróficos" incluindo danos severos à casas bem construídas. Em tais tempestades "A maioria das árvores se quebra ou é arrancada pela raiz e postes de energia são derrubados pela força do vento."

O Dorian deve chegar à costa leste da Flórida na segunda-feira, antes de se arrastar para a região central do Estado na terça-feira, afirmou o centro de furacões em um alerta.

Atualmente um furacão da Categoria 1, o Dorian se voltou para as Bahamas e para a costa da Flórida nesta quinta-feira após passar ao lado do Caribe sem causar prejuízos. O furacão deve se fortalecer e atingir as Bahamas e o sudeste dos Estados Unidos com chuva, ventos fortes, e maré ameaçadora nos próximos dias.

O Dorian tinha ventos de 137 quilômetros por hora na manhã de quinta-feira, a 355 quilômetros norte-noroeste de San Juan, e cerca de 600 quilômetros a leste das Bahamas, segundo disse o centro de furacões.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os habitantes da Flórida prestem atenção aos alertas oficiais. O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência na quarta-feira e pediu que os moradores da costa leste estoquem ao menos sete dias de suprimentos de alimentos e água.

"Parece que o furacão Dorian chegará à Flórida na noite de domingo", disse Trump no Twitter. "Esteja preparado e por favor siga as Instruções Estaduais e Federais, será um furacão muito grande, talvez um dos maiores".

A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que todos os barcos de lazer no porto de Key West deveriam buscar um porto seguro antes do final de semana, e que embarcações oceânicas deveriam fazer planos para deixar o porto antes da tempestade.

"Espera-se que o Dorian se torne um grande furacão na sexta-feira, e continue como um furacão extremamente perigoso por todo o final de semana", disse o centro de furacões.

A tempestade pode afetar grandes centros populacionais assim como grandes destinos turísticos da Flórida.

Acompanhe tudo sobre:ClimaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia