Mundo

72% dos colombianos votarão "sim" em plebiscito sobre paz

Além disso, 28% dos indagados na pesquisa disseram que optariam pela opção do "não" no plebicisto sobre os acordos de paz com as Farc


	Paz: as delegações do governo e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto após quase 4 anos de negociações
 (John Vizcaino/Reuters)

Paz: as delegações do governo e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto após quase 4 anos de negociações (John Vizcaino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 16h14.

Bogotá - De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 72% dos colombianos votarão "sim" no plebicisto sobre os acordos de paz com as Farc que será realizado no dia 2 de outubro.

Além disso, 28% dos indagados disseram que optariam pela opção do "não" nessa consulta.

As delegações do governo colombiano e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto em Havana após quase quatro anos de negociações que põe fim a mais de meio século de conflito armado.

O acordo será assinado de maneira oficial em um ato solene em 26 de setembro em Cartagena de Indias e posteriormente será submetido à consulta popular em dito plebiscito.

No plebiscito, só será feita uma pergunta "O Senhor apoia o acordo final para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura?".

As intenções de voto por regiões mostraram que no litoral Caribe 80% votarão pelo "sim" e 20% pelo "não"; em Bogotá o "sim" registra 72% e o "não" 28%; enquanto na zona Central o "sim" leva 69% e o "não" 31%.

A medição na zona leste do país mostrou que 65% dos indagados optariam pelo "sim" e 35% pelo "não"; no litoral Pacífico o "sim" obteria 73% e o "não" 27%, enquanto no sudoeste o "sim" levaria 66% e o "não" 34%.

Na pesquisa, contratada pela "RCN" Rádio, "RCN" Televisão, El F.M. e a revista Semana, os indagados também responderam à pergunta: "Ao dia de hoje sua decisão de votar assim, já é definitiva e não vai a mudar, ou ainda há uma possibilidade que mude?"

80% responderam que já é uma decisão tomada, em tanto que o que o 20% afirmaram que ainda há uma possibilidade que mude.

A pesquisa foi realizada com 1.526 pessoas nas principais cidades do país entre 1 e 5 de setembro. Tem uma margem de erro que corresponde a 3,5% para o total da amostra.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcPlebiscito

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia