Em um futuro distante, enchentes como as provocadas pela tempestade Sandy em Nova York poderão engolir cidades costeiras inteiras, preveem os cientistas. Mas para estas nações insulares, o aumento do nível do mar já é um perigo real e presente
Kiribati (Wikimedia Commons)
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h05.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.
A maior parte do território de Kiribat, formado por 32 pequenos atois no Oceano Pacífico, pode submergir até 2030, com a elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento global. Preocupado, o presidente dessa micronação, Anote Tong, está atrás de um novo lar para os 113 mil habitantes do lugar. Seu último esforço incluiu a tentativa de comprar 5 mil acres de terra em uma ilha vizinha pertencente à Fiji.
Pelo menos 80% do arquipélago localizado no oceano Índico está apenas um metro acima do nível do mar. Uma elevação brusca das águas poderia varrer do mapa esse paraíso de praias de areia branquinha, palmeiras e atóis de corais. No último século, o nível do mar já subiu 20 centímetros em algumas partes do país. Temendo o pior, o governo anunciou que está pensando em mudar o país inteiro para a Austrália antes de desaparecer sob as ondas.
O pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, sofre as consequências do aquecimento global. Com área de 26 km², o minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar. Nos últimos anos, as inundações constantes já vêm atrapalhando a produção de cultivos locais e a obtenção de água potável.
Localizado no Mediterrâneo, 80 km ao sul da Sicília, o arquipélago de Malta possui um área de 316 km quadrados e cerca de 450 mil habitantes. O nível geral das águas do Mediterrâneo pode subir até 60 cm, como resultado dos efeitos das alterações climáticas, comprometendo o abastecimento de água do país, em decorrência do aumento da concentração de sal no subterrâneo.
Nação insular localizada no Oceano Índico, as Seicheles são constituídas por vários arquipélagos localizados a noroeste de Madagáscar. Com uma população de 87 mil habitantes, foi uma das primeiras nações a ligar o alarme global sobre o impacto das alterações climáticas e da consequente ameaça da elevação do mar para pequenos países insulares.
As Ilhas Salomão são uma nação insular a leste da Papua-Nova Guiné e que consiste de quase mil ilhas. Como com todas os outros micropaíses insulares, o aumento do nível do mar é uma grande preocupação para a região. Comunidades inteiras estão se realocando para evitar catástrofes a medida que as marés sobem. As ilhas com altitudes mais baixas são as mais atingidas.
No Pacífico Sul, o Reino de Tonga compreende 176 ilhas espalhadas por uma área de 749 km2, com uma população de 101 mil habitantes. O aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global representa uma ameaça grave para Tonga. Comunidades inteiras podem ser forçadas a deixar suas casas em resposta à erosão costeira, inundações e contaminação de água doce.