Mundo

66% dos americanos não confiam no processo eleitoral

Pesquisa mostra que apenas 30% dos americanos acreditam que o processo de eleição presidencial no país funciona como deveria


	Estados Unidos: apenas 30% dos americanos acreditam que o processo de eleição presidencial no país funciona como deveria
 (David Maung/Bloomberg)

Estados Unidos: apenas 30% dos americanos acreditam que o processo de eleição presidencial no país funciona como deveria (David Maung/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2016 às 16h44.

Washington - De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 66% dos cidadãos americanos acham que o processo de eleições presidenciais dos Estados Unidos não funciona adequadamente.

"Cerca de 30% dos americanos dizem que o processo de eleição presidencial está funcionando como deveria", um número menor que os 37% registrados em uma pesquisa similar realizada em janeiro deste ano.

Segundo o estudo, a diminuição se deve principalmente ao aumento do ceticismo sobre o funcionamento do processo entre os eleitores republicanos, que registram a maior queda de confiança no sistema.

A porcentagem de republicanos e independentes de tendência republicana que dizem que o processo eleitoral funciona corretamente caiu de 46% para 30% desde janeiro, enquanto os democratas inscritos e aqueles que se mostram a favor do partido se mantêm respeito na mesma proporção dos dados obtidos há dois meses.

No entanto, este descenso equiparou a confiança entre os eleitores de ambos os partidos, já que apenas 32% dos democratas consideram que o processo eleitoral é efetivo.

Desde janeiro, o número de pré-candidatos presidenciais republicanos caiu consideravelmente, até sobrarem três, o magnata Donald Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz e o Governador de Ohio John Kasich.

Do lado democrata, Hillary Clinton e Bernie Sanders se mantiveram como os dois principais pré-candidatos durante quase todo o ciclo eleitoral.

A análise adverte que o ceticismo crescente dos republicanos "pode estar relacionado a Trump e ao aumento das chances de ele ganhe a indicação de seu partido".

"Trump é o candidato republicano menos popular entre os membros de seu próprio partido desde 1996, e tem muitíssimo menos apoio que Hillary Clinton entre os democratas", aponta a pesquisa.

Os resultados da pesquisa se baseiam em entrevistas por telefone realizadas nos dias 16 e 17 de março com 1.012 maiores de 18 anos que vivem nos 50 estados dos Estados Unidos e no Distrito de Columbia. A margem de erro é de 4% par cima ou para baixo. 

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA