Mundo

34% das escocesas votarão contra independência, diz pesquisa

Pouco mais de um terço das mulheres da Escócia planejam votar contra a independência da região


	Bandeira da Escócia: pesquisa ouviu mais de mil mulheres escocesas
 (Getty Images)

Bandeira da Escócia: pesquisa ouviu mais de mil mulheres escocesas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 08h59.

Londres - Pouco mais de um terço das mulheres da Escócia planejam votar contra a independência da região perante o plebiscito do próximo dia 18 de setembro, revelou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "Daily Record".

A pesquisa, elaborada pela empresa Survation, ouviu mais de mil mulheres escocesas e constatou que pouco mais de um terço das participantes, 34%, planejam votar a favor da independência da Escócia frente ao Reino Unido no plebiscito citado.

A enquete divulgada hoje também revelou que o Partido Nacionalista Escocês (SNP), liderado pelo independentista Alex Salmond, continua sendo a força política mais popular entre as escocesas, com apoio de 43% das entrevistadas, enquanto o Partido Trabalhista aparece com 27% e os Conservadores com 15%.

Em relação às escocesas partidárias da independência da região, 19% votariam a favor do "sim" pelo sentimento de "orgulho por sua nação"; 18% por pouco afeto aos conservadores, e 17,5% por considerar que a economia escocesa se desenvolveria melhor separada do Reino Unido.

Com vista no principal motivo pelo qual as eleitoras da Escócia apoiariam o "não", 32% das entrevistadas citaram a inquietação sobre a divisa; 27% as preocupações pela economia, e 26% pelo orgulho de fazer parte do Reino Unido.

Segundo a pesquisa, apenas 1,5% votaria a favor de uma Escócia independente por querer o principal ministro escocês, Alex Salmond, como primeiro-ministro, sendo que 16% das entrevistadas rejeitam essa opção.

Além disso, 51% das entrevistadas afirmaram que a presença de Salmond como líder da campanha a favor do "sim" contribuirá para que sejam mais favoráveis ao voto contra.

O independentista Salmond e o líder da campanha "Better Together" ("Melhor Juntos"), o ex-ministro trabalhista de Economia Alistair Darling, manterão um segundo debate na televisão no próximo dia 25 de agosto.

No início do mês, Salmond e Darling travaram o primeiro debate ao vivo, organizado pela emissora escocesa "STV" e no qual o trabalhista, contrário à separação do Reino Unido, convenceu 56% da audiência, enquanto Salmond foi melhor para os demais 44%, segundo uma pesquisa do instituto ICM para o jornal "The Guardian".

Acompanhe tudo sobre:EscóciaMulheresPaíses ricosPlebiscito

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia