Mundo

100 mil podem fugir de Mosul após ofensiva, estima Acnur

O governo iraquiano anunciou nesta madrugada que a tão aguardada operação militar para libertar Mosul do Estado Islâmico (EI) começaria hoje


	Refugiados: a Acnur teme que muitos deslocados fujam do país e atravessem a fronteira para buscar refúgio na Síria ou na Turquia
 (Ako Rasheed / Reuters)

Refugiados: a Acnur teme que muitos deslocados fujam do país e atravessem a fronteira para buscar refúgio na Síria ou na Turquia (Ako Rasheed / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2016 às 13h00.

Genebra - A Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) advertiu nesta segunda-feira que até 100 mil pessoas poderiam fugir da ofensiva contra a cidade iraquiana de Mosul, o último reduto jihadista no país.

O governo iraquiano anunciou nesta madrugada que a tão aguardada operação militar para libertar Mosul do Estado Islâmico (EI) começaria hoje, e prometeu que a estabilidade será retomada na segunda maior cidade do Iraque, e nas mãos dos jihadistas há mais de dois anos.

Perante a expectativa de que milhares de pessoas fujam da ofensiva, a Acnur preparou durante meses um plano para receber os deslocados e solicitou US$ 61 milhões extras para poder financiar a iniciativa.

O objetivo é poder acolher os deslocados em campos de refugiados e entregar material de auxílio e aos que não conseguirem chegar até estes assentamentos. A estimativa é de que quase 2,5 milhões de pessoas vivam em Mosul.

Para acolhê-los, a Acnur está montando 11 campos de refugiados e alguns já estão prontos. Segundo o organismo, desde maio, quando foi confirmado que o Exército retomaria a cidade, mais de 65 mil pessoas fugiram de lá e foram resgatadas pela entidade.

A Acnur teme que muitos deslocados fujam do país e atravessem a fronteira para buscar refúgio na Síria ou na Turquia.

No Iraque já são 3 milhões de pessoas que fugiram de suas casas por múltiplos conflitos e sobrevivem como deslocados internos.  

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueONU

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal