Mercados

Maduro anuncia criação do Petro, a moeda virtual da Venezuela

Presidente explicou que o seu governo fará uma emissão de moeda virtual "atrelada às reservas de ouro, petróleo, gás e diamante" do país

Nicolás Maduro: "a Venezuela anuncia a criação de sua criptomoeda. Seu nome será Petro" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Nicolás Maduro: "a Venezuela anuncia a criação de sua criptomoeda. Seu nome será Petro" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 06h39.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo a criação do Petro, uma moeda virtual venezuelana "para avançar em matéria de soberania monetária, para fazer transações financeiras e para vencer o bloqueio financeiro".

"A Venezuela anuncia a criação de sua criptomoeda. Seu nome será Petro. (...) Isto vai permitir que avancemos para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social do país", disse Maduro durante o seu programa semanal de televisão, transmitido pelo canal estatal "VTV".

O presidente explicou que o seu governo fará uma emissão de moeda virtual "atrelada às reservas de ouro, petróleo, gás e diamante" da Venezuela.

Nesse sentido, Maduro também anunciou a criação do observatório de "blockchain", uma tecnologia que busca a descentralização como medida de segurança através de bases de dados e registros distribuídas e compartilhadas, que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

Segundo Maduro, o observatório de "blockchain" ficará subordinado ao Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, e será "a base institucional, política e jurídica para a moeda virtual venezuelana".

"Para implementar este observatório será formada uma equipe multidisciplinar de 50 pessoas (...). Propomos a formação de um equipe multidisciplinar de especialistas nas áreas de tecnologia, economia, finanças, jurídica, monetária, midiática, entre outras", explicou Maduro.

O chefe de Estado disse que ouvirá as propostas da Associação Nacional de Criptomoedas que, segundo um de seus integrantes, acredita no desaparecimento do dinheiro fiduciário no futuro e propõe ao Estado venezuelano realizar a venda de petróleo através do Petro.

O Bitcoin, a moeda virtual mais famosa criada em 2009, está baseada em uma tecnologia criada por um engenheiro conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, cuja identidade real é desconhecida.

O sistema, global e descentralizado, permite transações diretas entre usuários, sem intermediários, que ficam registradas numa base de dados pública.

Acompanhe tudo sobre:MoedasVenezuelaNicolás MaduroCriptomoedas

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal