Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
justificação de posse é uma declaração formal que deve ser acompanhada de provas testemunhais (RichLegg/Getty Images)
Publicado em 24 de setembro de 2024 às 11h42.
O processo de usucapião é o meio pelo qual uma pessoa pode adquirir a propriedade de um bem imóvel, desde que o tenha utilizado por determinado tempo e sob certas condições previstas em lei. No Brasil, existem diferentes tipos de usucapião (ordinário, extraordinário, especial rural, especial urbano, familiar, entre outros), e cada um deles possui requisitos específicos. No entanto, independentemente do tipo, para iniciar um processo de usucapião, é necessário reunir uma série de documentos essenciais.
Dar entrada em um processo de usucapião exige a reunião de uma série de documentos que comprovem a posse do imóvel e a ausência de oposição ao seu uso. A documentação correta é essencial para evitar que o processo seja indeferido ou sofra atrasos. Além dos documentos citados, é altamente recomendável contar com a assessoria de um advogado especializado em direito imobiliário, que poderá orientar e conduzir o processo de forma mais eficiente.
Após a escolha do imóvel e a análise de crédito aprovada, o banco formaliza o contrato de financiamento
Se o herdeiro negativado tiver dívidas judiciais, pode haver a possibilidade de penhora sobre sua parte no imóvel
Antes de registrar o imóvel, é necessário quitar eventuais dívidas
Após o processo de inventário, se houver dois ou mais herdeiros, será feita a partilha dos bens da herança entre aqueles que têm direito a ela