Sony quer ser a maior companhia de entretenimento do século
Patrocinadora da FIFA faz parcerias com ESPN, Google, e aproveita Copa do Mundo para investir em experiência digital
Da Redação
Publicado em 1 de junho de 2010 às 16h08.
São Paulo - Patrocinadora oficial da FIFA em uma parceria no valor de 305 milhões de dólares, a Sony tem em mãos um contrato que envolve não só a associação da companhia nas atividades dos mundiais de 2010 e 2014, mas abrange também outros eventos da organização, como Copa do Mundo de futebol feminino, Copa de Futebol de salão e Copas das categorias sub-20 e sub-17. Com esse investimento, a companhia pretende estreitar relações com o mundo do futebol e associar a marca ao esporte.
O comercial da TV 3D Bravia, estrelado por Kaká, embaixador da Sony para as ações de marketing da Copa, revela esse projeto. A companhia também criou uma série de estratégias voltadas para a melhoria da experiência digital do futebol a partir de seus produtos. "O compromisso é melhorar a experiência das pessoas com o futebol. A gente sabe que as pessoas investem tempo, dinheiro e emoção, e, basicamente, a proposição da Sony é melhorar essa experiência", diz Lúcio Pereira, gerente de comunicação e propaganda da empresa no Brasil. A linha 3D Bravia de aparelhos em alta definição será lançada em agosto no Brasil.
Dentro desse contexto, a marca criou dois sites com conteúdos especiais. Um deles, sony.com.br/3D, explica aos consumidores como funciona a tecnologia 3D e o que os aparelhos com esse recurso têm de diferente. O site também disponibiliza uma lista de locais em que os televisores da linha Bravia estão expostos e a tecnologia poderá ser experimentada. O outro, sony.com.br/futebol, faz parte das ações voltadas para a Copa do Mundo, tendo integração com o site da FIFA para a disponibilização de notícias oficiais e apresentando um concurso que premiou oito pessoas com viagens à Copa do Mundo 2010.
Recentemente, a Sony e a ESPN fecharam um acordo que prevê a exibição dos jogos da Copa do Mundo 2010 em 3D nos Estados Unidos, mas a transmissão ao vivo não faz parte dos pacotes de direitos globais adquiridos pela empresa. "Temos a possibilidade de gravar e editar 25 jogos da Copa, produzindo highlights (melhores momentos)", diz Lúcio Pereira. Em torno de 24 horas depois dos jogos, o acesso para o consumidor estará disponível em alguns pontos-de-venda da Sony, porém o conteúdo refere-se a trailers, e não a jogos na íntegra.
Com o conteúdo produzido durante os jogos da Copa, a marca pretende lançar em agosto um filme feito totalmente em 3D. A produção será da Sony Pictures, braço de produções audiovisuais da empresa. O centro de entretenimento, antigo Columbia Pictures, junto com ações voltadas para a expansão das atividades digitais da empresa, é uma das estratégias para consolidar a marca Sony como a maior companhia de entretenimento do século XXI, de acordo com Lúcio Pereira.
Com o Google, a Sony leva adiante o projeto Palpita Brasil. A iniciativa une música e futebol e é impulsionada por canais no YouTube e no Orkut. No YouTube, o canal trará informações exclusivas da ESPN sobre a cobertura da Copa do Mundo. A participação da Sony acontece pela Sony Music, com o concurso "Hino da Torcida". Pelo concurso, os usuários poderão gravar vídeos com as suas versões de letra para a música "Máscaras", da cantora Cláudia Leitte. A melhor performance será regravada pela cantora junto com o vencedor. Existe ainda o programa Carregadores de Bandeiras, que escolheu 50 crianças e adolescentes que irão para a África do Sul representando o Brasil.
Para Lúcio Pereira, o projeto de tornar a Sony a maior marca de entretenimento do século passa por todas as divisões do grupo, indo dos eletrônicos a filmes, música e jogos. Segundo ele, para jogos, já existe um "Mundo 3D" no Playstation, acessível através da plataforma Playstation 3, que deve ser lançada no Brasil em breve. A missão estaria, de acordo com Pereira, surtindo efeito inclusive nas ações do grupo, mas os valores não foram comentados pela companhia.
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